Economia

Angra acolhe conferência sobre energias renováveis

  • 19 de Março de 2009
  • 240 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 11:39
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Discutir estratégias que r permitam um melhor aproveitamento das energias renováveis e o impacto que estas poderão ter no desenvolvimento regional são os temas dominantes da 2ª Conferência Transatlântica sobre Energias Renováveis, a decorrer entre 2 e 4 de Abril no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo (CCAH).

O programa da conferência será dividido em três temas principais, “ Elevada penetração de energias renováveis: uma contribuição para o desenvolvimento regional sustentável”, tema moderado por Álamo Meneses, secretário regional do Ambiente e do Mar, o painel “Green Islands”, moderado por José Cabral Vieira, director regional de Energia e Politicas de maximização urgente da utilização de energias renováveis, moderado por Paulo Casaca, deputado europeu pelo círculo dos Açores. Cada um destes temas será alvo de sessões específicas, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. A segunda edição da Conferência será encerrada numa sessão presidida por Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A apresentação e discussão do projecto “Green Islands”, um plano de investigação sobre a aplicação das energias renováveis nos Açores em parceria com o MIT Portugal, reunir empresários ligados ao sector e procurar captar investimento privado são os pontos centrais deste encontro de especialistas, realça Sandro Paim, presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.

Na conferência de imprensa de lançamento da conferência, o líder da CCAH destacou o papel dos Açores que considera ser “um exemplo a nível mundial na redução da dependência do petróleo”.

Para Sandro Paim, esta política energética irá permitir à Região “ equilibrar a sua balança comercial com menos importação de combustíveis e atrair iniciativa privada”, pois entende que os Açores têm “condições únicas” para funcionarem como uma plataforma de testes importante para as empresas do sector”.

A inscrição neste certame será gratuita para estudantes até ao dia 25 de Março, bastando que preencham um formulário no site www.azorescongresses.com e apresentem posteriormente o seu cartão de estudante no local da conferência.

A SATA também se associou a este evento, proporcionando um desconto de 25% no preço das viagens inter-ilhas para a Terceira entre 01 e 02 de Abril, com regresso dia 04 ou 05.

Para quem não se puder deslocar a Angra do Heroísmo para assistir aos trabalhos, os dois dias de conferência serão transmitidos em directo pela internet em www.azorescongresses.com.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos