Economia

Produtos açorianos à venda em Lisboa

  • 18 de Março de 2009
  • 277 Visualizações, Última Leitura a 17 Novembro 2017 às 20:56
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Lacticínios, carne, frutas, doces e artesanato são alguns dos produtos que vão estar à venda dentro de um mês na baixa de Lisboa, na primeira loja dedicada à comercialização de sabores típicos dos Açores.

A loja “Espaço Açores - Tradição & Gourmet” é uma ideia “lançada há cerca de seis anos” por quatro associações de desenvolvimento local dos Açores (ARDE, GRATER, ASDEPR e ADELIAÇOR) e representa um investimento de 408 mil euros, financiado em cerca de 88 por cento pelo programa “Leader +”.

“Trata-se de um projecto-piloto e inovador, que vai para além da mera comercialização convencional de produtos dos Açores, porque estimula as empresas”, afirmou António Almeida, presidente da ARDE, estimando que a loja seja inaugurada dentro de um mês, na Rua de São Julião, nº 58, num espaço com 100 metros quadrados.

A gestão da loja ficará a cargo da empresa de Licores de Eduardo Ferreira, cabendo à Lactaçores armazenar e repor o “stock” diário dos produtos açorianos.

No “Espaço Açores - Tradição & Gourmet”, vão ser comercializados diversos produtos provenientes das nove ilhas, como queijos, chá, ananás, compotas, licores, bolos lêvedos e artesanato, entre outros.

Além dos produtos na área dos lacticínios e carnes, que já eram comercializados no continente nas grandes superfícies, abre-se agora a possibilidade de pequenas produções “poderem aceder ao mercado continental”, sustentou António Almeida, dando o exemplo do queijo do Corvo, que poderá vir a ser comercializado na nova loja.

Segundo António Almeida, o espaço não surgiu para resolver os problemas comerciais dos Açores nem para concorrer com as grandes superfícies, mas é um instrumento para estimular as produções tradicionais dos Açores.

Destacando a localização “privilegiada” do espaço, o presidente da ARDE disse, ainda, que a loja vai ter também uma função em termos de promoção turística dos Açores e uma zona para provas de produtos.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos