Economia

Mais de meio milhar de empresas criadas na hora em três anos

  • 18 de Março de 2009
  • 267 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2017 às 06:55
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O serviço “Empresa na Hora”, disponibilizado nos Açores aos balcões das conservatórias do Registo Comercial de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, foi utilizado na Região para a criação de 556 empresas.

Os dados disponibilizados no site www.empresanahora.pt, referentes aos últimos três anos (desde que o novo serviço foi lançado pelo Ministério da Justiça na Região em 2006) mostram que na Conservatória de Registo Comercial de Ponta Delgada foram criadas 423 novas empresas, num tempo médio de 12,15 minutos e num só balcão, quando na Conservatória do Registo Comercial de Angra do Heroísmo, foram constituídas 133 novas empresas (tempo médio de 12,35 minutos).

Além de ser mais barato criar uma empresa através deste processo, é também mais célere e mais prático. Através do processo tradicional, a criação de empresas demorava 25 a 30 dias e custava 500 euros, e através da “Empresa na Hora”, o processo é imediato e custa cerca de 360 euros (publicações incluídas, mais Imposto de Selo).

A operação permite o registo da nova empresa na Administração Fiscal e na Segurança Social, sendo de imediato entregue ao empresário o Cartão de Pessoa Colectiva, o número da Segurança Social, o Pacto Social da Empresa e a Certidão de Registo Comercial.

A “Empresa na Hora” disponibiliza automaticamente um registo de domínio na internet, permitindo a utilização de um e-mail personalizado e a criação de uma página da internet.

No que diz respeito à designação da empresa, os empresários podem escolher um dos nomes constantes na lista de firmas previamente aprovado pelo Registo Nacional de Pessoas Colectivas (e que é gratuito) ou sujeitar à aprovação o nome desejado.

Segundo fonte da Conservatória do Registo Comercial de Ponta Delgada, desde que foi criado o serviço “Empresa na Hora”, apenas no caso de sociedades com características especiais é que se recorre a contratos particulares. O número de novas empresas criadas através do novo serviço é muito superior aos contratos particulares e escrituras para constituição de sociedades, refere a mesma fonte.

Este ano, por exemplo, ao balcão da Conservatória do Registo Comercial de Ponta Delgada, foram criadas até ao momento 37 novas empresas através do “Empresa na Hora”, e apenas duas pelo processo tradicional.

Segundo a Conservatória de Registo Comercial de Ponta Delgada, o número de empresas criadas na hora tem crescido de ano para ano, mas muitas destas empresas acabam por cessar actividade.

Em todo o país, desde 14 de Julho de 2005 (até 28 de Fevereiro deste ano) foram criadas 67923 novas empresas através do“Empresa na Hora”.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos