Economia

Posição sobre Transportes apresentada até Abril

  • 17 de Março de 2009
  • 271 Visualizações, Última Leitura a 26 Setembro 2017 às 07:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Até ao final de Abril, a Região apresenta o seu contributo para o Livro Verde dos Transportes, que está ser preparado pela Comissão Europeia.

Em declarações ao DI, o director regional dos Assuntos Europeus adiantou que a visão dos Açores está a ser ponderada e ultimada no seio das entidades governamentais, para ser entregue a Bruxelas até 30 de Abril.

“O assunto também tem vindo a ser debatido em outros fóruns onde estamos presentes, nomeadamente nos encontros das regiões ultraperiféricas”, adianta Rodrigo Oliveira, que se escusou a revelar pormenores da posição açoriana.

No início da última semana, a 09 e 10, a Comissão Europeia organizou um debate internacional sobre cenários possíveis para os transportes nos próximos 40 anos. Neste encontro participaram responsáveis e dirigentes das maiores empresas de transportes e empresas de logística e dos principais construtores europeus. O encontro foi organizado pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, a fim de analisar os desafios futuros para o sector dos transportes e lançar a preparação do Livro Branco sobre o futuro da política dos transportes.

A Região, apurou DI, não esteve neste fórum.

Rodrigo Oliveira explicou que o encontro foi dirigido para os Estados-membros e que a Região não foi convidada.

Também os eurodeputados açorianos não participaram no encontro: Paulo Casaca, em declarações ao DI explicou que esteve ausente de Bruxelas para participar nas audições em tribunal do processo que o opõe ao semanário Expresso; Duarte Freitas justifica a sua ausência por ter estado no Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Por seu turno, fonte da direcção regional dos Transportes adiantou que nenhum elemento deste organismo participou no encontro por ele se destinar a Estados-membros. Mesmo assim, a mesma fonte garantiu que os debates em Bruxelas sobre o futuro dos Transportes estão a ser seguidos atentamente pelo Governo Regional.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos