Economia

Parque automóvel dos Açores tem 78 mil unidades

  • 17 de Março de 2009
  • 271 Visualizações, Última Leitura a 21 Setembro 2017 às 14:10
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O número faz com que o Arquipélago açoriano seja a região do País com maior percentagem de viaturas por habitante.

O Observador Cetelem analisou os dados dos últimos anos no que se refere ao crescimento do parque automóvel de cada um dos distritos. Os resultados apurados permitem aferir que os Açores apresentam uma média de 3,1 habitantes por automóvel, número que supera a média nacional, actualmente de 2,4 habitantes por automóvel.

O estudo revela, ainda, que nos últimos anos, no Arquipélago açoriano tem-se assistido a um crescimento do número de veículos ligeiros que compõem o parque automóvel, isto apesar de possuir uma reduzida densidade de automóveis na Região. Estima-se que o parque ronde as 78.000 unidades.

Em termos de tecido comercial o estudo revela que existe um maior número de estabelecimentos de venda de automóveis constituídos por sociedade, o qual é superior ao número de estabelecimentos detidos por empresários em nome individual Em contrapartida, os estabelecimentos de reparação e manutenção automóvel são na sua maioria património de empresários em nome individual (86%).

Relativamente ao parque de motociclos existente nos Açores conclui-se que este se tem mantido estável nos últimos anos. Analisando o mercado de quadriciclos é possível verificar que este registou um crescimento significativo (+52%). Ainda neste segmento, em 2006, contabilizou-se 27 estabelecimentos comerciais de motociclos e quadriciclos, dos quais, a maioria é propriedade de empresários em nome individual, responsáveis por 21 dos estabelecimentos disponíveis nos Açores.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos