Economia

Certificados energéticos adiados para 2010

  • 13 de Fevereiro de 2009
  • 271 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 12:56
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A obrigatoriedade de certificado energético nas habitações para venda vai ser adiada nos Açores, confirmou, ontem à tarde, o director regional da Energia.

Cabral Vieira, que falava à margem da visita ao campo geotérmico da Terceira, explicou que a legislação regional adia para Janeiro de 2010 a obrigação desse documento nas casas novas e até Julho do mesmo ano no caso das casas antigas.

“A Região terá de ter esse período transitório já que não foi possível garantir técnicos especializados em todas as ilhas. Neste momento, só em São Miguel e na Terceira é possível tê-los, o que cria problemas de maior ás restantes ilhas. Daí avançarmos com essa legislação, que deve ser publicada a breve trecho”, explicou o responsável.

Cabral Vieira adianta que até essas datas, os proprietários das habitações podem diligenciar para obterem os certificados energéticos para as suas habitações. “Eles serão necessários na mesma a partir do próximo ano”, explicou.

O director regional da Energia explicou ainda que o Governo Regional pretende, até ao próximo ano, garantir condições para que todas as ilhas tenham acesso a estes técnicos em condições de igualdade.

Ontem, em declarações à Antena 1-Açores, o presidente da Câmara Municipal da Graciosa apelou ao executivo para que interviesse no sentido de garantir que os habitantes das ilhas mais pequenas pudessem aceder aos certificados energéticos nas mesmas condições e preços que os habitantes de São Miguel e da Terceira.

Segundo José Aguiar, o mercado imobiliário da Graciosa estagnou por causa disso.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos