Economia

Região assinala ano Europeu da Criatividade

  • 11 de Fevereiro de 2009
  • 267 Visualizações, Última Leitura a 19 Novembro 2017 às 10:25
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Um Festival Internacional de Chá do Atlântico constitui um dos vários eventos que o Governo dos Açores vai desenvolver este ano para assinalar o Ano Europeu da Criatividade e Inovação.

André Bradford, secretário regional da Presidência, considera que esta é a primeira vez que os Açores desenvolvem o seu próprio programa para se associarem à efeméride, a par das iniciativas nacionais e comunitárias.

Os eventos que vão ser desenvolvidos visam “mostrar o potencial criador e inovador dos Açores”, através de uma aposta nos jovens e nas suas capacidades.

“Da produção artística às novas tecnologias, das iniciativas de inclusão social ou de economia solidária ao empreendedorismo e à investigação, queremos contribuir para que os açorianos fiquem a conhecer o que na Região se faz de mais criativo e inovador”, refere André Bradford.

Com esta iniciativa pretende-se também contribuir para a promoção de um “intercâmbio de experiências e boas práticas”, despertando interesse particulamente nas áreas da Educação e da Investigação.

A primeira participação dos Açores no âmbito do Ano Europeu da Criatividade e Inovação já teve lugar, através da presença, no Porto, de 4 a 8 de Fevereiro, no Forúm Cultura e Criatividade.

Em Março surge então o Festival Internacional do Chá do Atlântico, uma iniciativa da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.

Em Abril, os Açores estarão presentes no Fórum sobre Regiões e Municípios Criativos, uma organização do Comité das Regiões.

No mês seguinte, decorre a habitual celebração do Dia da Europa, que nos Açores será assinalado com a realização de iniciativas junto da população estudantil e da sociedade em geral.

Nesse contexto, será lançado ainda esta semana junto das secundárias dos Açores um concurso aberto a todos os alunos do 10º e 12º ano, subordinado ao tema “Energia e Alterações Climáticas.

No dia 8 de Maio, uma equipa representante de cada ilha participará na final regional, sendo os vencedores premiados com uma viagem a Bruxelas e uma visita às instituições europeias.

Será também lançado um concurso de fotografia subordinado ao tema “Desafios Globais, soluções europeias - uma visão açoriana”, organizada em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores.

O concurso culmina no dia 9 de Maio com uma exposição a inaugurar na Academia das Artes.

No mesmo local, no mesmo dia, terá lugar uma conferência sobre “Criatividade e Inovação”, em parceria com a Coordenação Nacional do Ano Europeu e que conta com vários oradores.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos