Economia

Criatividade e inovação com múltiplas iniciativas até final do ano nas ilhas

  • 10 de Fevereiro de 2009
  • 265 Visualizações, Última Leitura a 25 Setembro 2017 às 06:06
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo açoriano promove até final do ano "uma multiplicidade" de iniciativas nas áreas das novas tecnologias da informação, produção artística, cultura e economia, para dar a conhecer o potencial criador e inovador das ilhas.

"É a primeira vez que a região procura associar-se, de forma individualizada, às celebrações do Ano Europeu da Inovação e da Criatividade, com um programa abrangente e uma multiplicidade de ofertas suficientemente atractivas", anunciou o secretário regional da Presidência.

Segundo André Bradford, da produção artística às novas tecnologias, das iniciativas de inclusão social ou de economia solidária ao empreendedorismo e à investigação, a ideia é "contribuir para que os açorianos fiquem a conhecer o que na região se faz de mais criativo e inovador".

Numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada, o governante sublinhou que o programa regional, que contará com o apoio de várias entidades, vai apostar em particular nos jovens e nas suas capacidades, contribuindo igualmente para o intercâmbio de experiências.

"Acreditamos que há nos Açores em domínios tão díspares como energia, artes, novas tecnologias da informação e da comunicação ou ambiente bons exemplos de ousadia consequente", reforçou André Bradford, acrescentando a importância de "inovar", no actual contexto de crise financeira e económica.

O programa integra um concurso junto das escolas secundárias açorianas para alunos do 10.º ao 12.º ano para produção de trabalhos criativos, escritos, áudio e multimédia sobre "Energia e Alterações Climáticas", uma iniciativa a lançar ainda esta semana.

Já em Março (25 a 29), decorre um festival internacional para divulgar a cultura do chá dos Açores e a atribuição do Prémio Inovação e Criatividade, enquanto em Abril os Açores marcam presença no Fórum sobre Regiões e Municípios Criativos, em Bruxelas.

O concurso de fotografia "Desafios globais, soluções europeias - uma visão açoriana", que culminará com uma exposição a 9 de Maio, em simultâneo com a conferência "Criatividade e Inovação, são outras das iniciativas programadas.

Em Novembro será a vez da realização da mostra "Açores: Inovação e Criatividade", certame destinado a jovens, entre os 18 e 35 anos, que demonstrem originalidade na produção de bens e meios, que contribuam para o desenvolvimento e progresso social, económico ou cultural das ilhas.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos