Economia

Internet sem fios gratuita avança nas ilhas de coesão

  • 10 de Fevereiro de 2009
  • 266 Visualizações, Última Leitura a 22 Agosto 2017 às 01:41
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo Regional avançou já com a fase de implementação do projecto “Rede Wi-Fi das Ilhas da Coesão”. A iniciativa tem como objectivo promover o acesso gratuito à Internet, nas ilhas de Santa Maria, S. Jorge, Graciosa, Flores e Corvo. O anúncio foi feito, na manhã de ontem, pelo secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos à margem de uma visita à ilha de S. Jorge.

O projecto agora colocado em marcha, prevê a implementação de redes de comunicações wireless em espaços públicos de sedes de concelho nas ilhas de coesão, com o objectivo de disponibilizar, gratuitamente, o acesso da generalidade da população à Sociedade da Informação e Conhecimento.

De acordo com o secretário regional, esta iniciativa potenciará “uma maior flexibilidade, mobilidade e facilidade ao seu acesso, tanto ao nível da oferta como de custo para os utilizadores”, condição fundamental para, acrescentou, “aumentar a penetração e proliferação da utilização das novas tecnologias na Região”.

Por outro lado, e ainda segundo o governante, a disponibilização deste tipo de serviços, em espaços públicos, potenciará o aumento da procura dos mesmos, contribuindo “como alavanca para a sua dinamização e ou revitalização”.

Numa perspectiva económica, este projecto pretende igualmente produzir efeitos positivos na rentabilização dos espaços comerciais implantados nas áreas envolventes aos espaços abrangidos, e por outro lado, numa perspectiva social, permitir o acesso de qualquer cidadão às tecnologias da informação e comunicação, principalmente àqueles que, por dificuldades económicas, não podem suportar as despesas de acesso permanente no domicílio, defendeu o responsável pela pasta da Ciência e Tecnologia.

Orçado em um milhão e 205 mil euros, o projecto vai ser implementado este ano nas ilhas do Grupo Central, S. Jorge e Graciosa, e no início de 2010 nas restantes.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos