Economia

Jovens açorianos aderem em força às novas tecnologias de informação

  • 6 de Fevereiro de 2009
  • 266 Visualizações, Última Leitura a 20 Setembro 2017 às 04:03
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A par do que se passa no resto do país, nos Açores o acesso ao computador e utilização da internet pelos jovens tem vindo a crescer consideravelmente nos últimos anos, estando já na casa dos 90 por cento e plenamente dentro das médias nacionais.

Conforme dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), na Região já 95,7% dos jovens com idade entre os 10 e os 15 anos utilizam computador e 90 por cento acedem à internet, números que ganham uma expressão particular tendo em conta a descontinuidade do território regional e as dificuldades de cobertura de rede, no que respeita à internet. Neste serviço, os Açores apresentam já uma taxa de utilização superior às verificadas no Alentejo e Algarve.

A média nacional situa-se nos 92,7 por cento. Quanto à utilização de computador pelos jovens açorianos, esta situa-se agora nuns consideráveis 95,7 por cento. Mas mais significativo que o total de jovens utilizadores das novas tecnologias de informação é o crescimento verificado nos Açores nos últimos anos. De acordo com a mesma fonte, em 2005 os Açores apresentavam números que se situavam bastante abaixo da média nacional, situação que deixou de existir em 2008. A utilização de computador pelos jovens entre os 10 e os 15 anos cresceu 22,1 por cento nos últimos três anos e o acesso à internet passou dos 51 para os 90 por cento!

De acordo com as conclusões do INE, é no espaço escolar que se regista uma maior utilização do computador e da internet. Ferramenta de auxílio escolar é apontada como a principal utilização.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos