Economia

Governo assina protocolos com a banca para linhas de crédito às empresas

  • 28 de Janeiro de 2009
  • 266 Visualizações, Última Leitura a 24 Agosto 2017 às 10:42
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo dos Açores assina, na próxima semana, protocolos com a banca que vão por em execução as duas linhas de crédito, no valor global de 140 milhões de euros, que decidiu criar para apoiar as empresas da Região a enfrentar os problemas resultantes da crise financeira internacional.

A cerimónia de assinatura dos acordos vai ser presidida pelo presidente do Governo, Carlos Cesár, estando agendada para Angra do Heroísmo.

A intervenção do Executivo contempla o funcionamento de uma linha de crédito bonificado de 40 milhões de euros, destinada ao reforço do fundo de maneio e do capital permanente das empresas, e outra de 100 milhões, para compensar o tecido empresarial regional do impacto negativo, na sua estrutura de custos, do aumento das taxas de juros entre Janeiro de 2006 e Outubro de 2008.

As duas linhas de crédito fazem parte de um plano integrado de intervenção aprovado em Conselho de Governo para atenuar o impacto nos Açores da crise financeira global, no qual figura um variado conjunto de obras públicas.

Estimular o consumo, incrementar o investimento privado e a despesa pública de investimento, aumentar a capacidade de exportação de bens e serviços, a criação de emprego empresarial e incremento do rendimento disponível das famílias são algumas das metas do programa em causa.

Segundo Carlos César, o acréscimo do investimento regional vai ocorrer já em 2009, estimando-se um aumento de 10 por cento da despesa pública de investimento este ano na Região.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos