Economia

Agricultura deve ser orientada para o mercado

  • 12 de Janeiro de 2009
  • 255 Visualizações, Última Leitura a 18 Novembro 2017 às 23:29
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O secretário regional da Agricultura e Florestas defendeu que a produção agrícola nos Açores “deve ser acima de tudo orientada para o mercado”.

No encerramento da conferência que o Sindicato da Agricultura, Alimentação e Florestas (SETAA) promoveu no polivalente da freguesia dos Flamengos, Noé Rodrigues alegou que hoje em dia “já não basta produzir por produzir”.

Segundo o GACS, “nos Açores não temos dimensão económica para, em escala, estarmos a concorrer”, considerou Noé Rodrigues, adiantando que o importante é apostar na qualidade e aproveitar as vantagens de que a Região dispõe devido ao seu modo específico de produção e à tipicidade dos produtos regionais. Segundo referiu, os Açores “possuem meios e recursos” para desenvolver essa estratégia, mas é fundamental “fugir à tentação do lucro fácil” no sector.

Nos últimos anos “quase duplicámos os apoios ao rendimento dos agricultores” e, nos próximos tempos, vamos ter também um “reforço das acções de acompanhamento e de aconselhamento técnico dos empresários agrícolas”, disse o secretário regional.

Sublinhou, ainda, que os agricultores açorianos, como principais “obreiros da paisagem que os Açores oferecem”, não devem temer o desenvolvimento da indústria turística, até porque “quanto mais turistas, mais mercado para venda dos produtos regionais”.

A propósito da qualidade dos produtos regionais, sejam de natureza vegetal ou animal, Noé Rodrigues adiantou também que os Açores são a região do país com melhores índices ao nível da implementação de sistemas de controlo de qualidade.

O governante apontou, por fim, como fundamental haver “diálogo social” para que os Açores prossigam numa caminhada de desenvolvimento do sector agrícola.

“O direito à informação, consulta e participação nas empresas e organismos, como vector do diálogo social, do desenvolvimento regional e do emprego” foi o tema da conferência promovida pelo SETAA.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos