Economia

Campeonato das Profissões com 87 participantes

  • 7 de Janeiro de 2009
  • 300 Visualizações, Última Leitura a 18 Novembro 2017 às 21:35
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Oitenta e sete jovens de escolas profissionais e do ensino regular do arquipélago, competindo por 15 profissões, participam, a partir de segunda-feira, em Ponta Delgada, no Campeonato Regional das Profissões, que vai na sua 18ª edição.

Durante cinco dias, o Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, vai receber demonstrações ao vivo de jovens, com menos de 23 anos, nas áreas de cabeleireiro, carpintaria, contabilidade/gestão e cozinha. Desenho de construção civil, electricidade de instalações, electrónica industrial, especialista Cisco, esteticismo, gestão de redes informáticas, recepção de hotelaria e turismo, são outras das profissões em competição.

De acordo com o director regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Rui Bettencourt, foram convidadas mais de 800 empresas para contactarem com os 87 jovens, que participam no evento considerado “uma montra de talentos”.

 “Estamos a enviar a mais de 800 empresas um convite para que visitem o Campeonato, porque muitos empregadores acabam por recrutar os seus profissionais junto de quem participa neste evento”, adiantou.

Na opinião de Rui Bettencourt, que falava à Agência Lusa, o campeonato já se tornou “uma bandeira” e uma “montra da qualidade” dos profissionais açorianos, que participam na iniciativa do Executivo regional.

“É um dos momentos de contacto entre a população açoriana, e em particular, dos jovens que vão escolher os seus cursos ou profissão”, adiantou o director regional.

Rui Bettencourt garantiu que muitos dos participantes ou encontram emprego com “mais facilidade” ou criam a sua própria empresa, foi o caso de um jovem no Pico, que depois de ter sido “o terceiro melhor do mundo em Web design”, criou o seu próprio negócio no Pico.

“A taxa média de integração no mercado de trabalho dos jovens campeões neste tipo de eventos é de 100 por cento”, afirmou. Um total de 7.000 jovens frequentam o ensino profissional nos Açores.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos