Economia

Portugal passa Espanha nas renováveis

  • 23 de Dezembro de 2008
  • 292 Visualizações, Última Leitura a 20 Novembro 2017 às 01:59
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As diferenças entre Portugal e Espanha são muitas, pelo grau de formação dos empregadores e empregados, o que não é positivo para Portugal. Negativo são os preços dos combustíveis. Positivo são as energias renováveis.

Em terreno mais positivo para Portugal está o sector da produção de energia eléctrica com recursos a fontes renováveis. Em Portugal a percentagem é de 29,4% do total da energia consumida. Um valor que desce para 17,2% em Espanha e para 14,5% na média da União Europeia.

Já o nível de instrução de empregados e empregadores "é substancialmente mais baixo em Portugal do que em Espanha ou na União Europeia", de acordo com os dados dos institutos nacionais de estatística de Portugal e Espanha, ontem divulgados.

O estudo "Península Ibérica em Números" revela que, em 2007, 30% dos empregadores espanhóis tinham curso superior, em Portugal eram apenas 13%. Em relação aos empregados 34% dos espanhóis tinham curso superior, em Portugal ficavam-se pelos 16%.

O documento dá conta que desde 1998 até 2007 Portugal tem apresentado taxas de crescimento económico mais baixo do que a Espanha, acrescentando que em termos de comércio internacional Espanha é o principal parceiro de Portugal, que "aparece posicionado em 4.º lugar nas exportações de Espanha e em 8.º lugar nas importações espanholas".

As diferenças entre os dois países são também notórias no que diz respeito aos preços dos combustíveis, cuja diferença, nos últimos oito anos, tem vindo a agravar-se, tendo atingido os 29 cêntimos, no preço da gasolina, no primeiro semestre de 2008.

Os indicadores do sector do turismo indicam que tendo em conta o número de dormidas de turistas por habitante, Espanha, em 2006, ficou em 4.º lugar no ranking europeu, "próximo do dobro da média europeia; Portugal encontrava-se abaixo do valor médio". Em termos de taxa de ocupação (camas em estabelecimentos hoteleiros), Espanha fica em 3.º na UE e Portugal na 11.ª posição.

Portugal, no que diz respeito ao preço das chamadas nacionais da rede fixa, em 2006, "era mais barato do que em Espanha ou na União Europeia", mas o preço das chamadas locais e das internacionais para os EUA "em Portugal eram cerca do dobro do valor pago em Espanha".

 

Fonte: Jornal de Notícias

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos