Economia

Câmara do Comércio "mede o pulso" à crise

  • 24 de Outubro de 2008
  • 268 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2017 às 04:27
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) está a levar a cabo um inquérito junto dos seus associados para perceber o impacto da crise económica e financeira mundial no tecido empresarial da Terceira, S. Jorge e Graciosa.

O inquérito visa saber junto dos empresários quais as maiores dificuldades sentidas na sua actividade profissional, pretendendo igualmente estabelecer que medidas deve a CCAH desenvolver e defender junto do poder politico para melhorar a situação das empresas.

“ Numa crise mundial os Açores nunca poderiam passar imunes”, afirma Sandro Paim presidente da CCAH, que diz ainda que “ neste momento a crise da economia real tem maior impacto nas empresas que a crise financeira”.

De acordo com o responsável da Câmara de Comércio, “ as empresas tem sofrido com a crise de duas formas. Por um lado o impacto no consumidor acarreta uma diminuição nas vendas e por outro os empresários estão a ter mais dificuldade em recorrer à banca para financiamento”.

Sem entrar numa analise mais profunda, por ainda não possuir os dados do inquérito, Sandro Paim considera que actualmente “a generalidade dos nossos associados estão a passar dificuldades porque vendem menos e a sua estrutura de custos está a sofrer com a diminuição das receitas e a menor capacidade de aceder ao crédito”.
 
Campanha promove comércio tradicional
 
Em época de crise, o Natal ganha importância acrescida para a maioria dos comerciantes.

Tal como tem sido prática de anos anteriores a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo vai levar a cabo uma campanha para a promoção do comércio tradicional como destino privilegiado para as compras de Natal.

A CCAH procurou saber junto dos seus associados que tipo de campanhas e promoções vão de encontro às suas necessidades tendo preparadas várias iniciativas para esta época festiva como é o caso da criação de um catálogo de Natal.

Uma das mais recentes iniciativas fomentadas pela CCAH, a Feira Outlet Stocks, que decorreu no inicio deste mês em Angra do Heroísmo.

Sandro Paim classifica este certame como “muito positivo, recebemos a visita de seis mil pessoas, quase 10% da população da Terceira, e o volume de vendas também foi bastante bom”, razão pela qual este tipo de eventos será para repetir no futuro, garante o presidente da CCAH.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos