Economia

Restauração preocupada com novas regras para recolha de lixo indiferenciado

  • 23 de Setembro de 2008
  • 359 Visualizações, Última Leitura a 20 Novembro 2017 às 04:01
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A ausência de três dias na recolha do lixo indiferenciado por parte dos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo, está a provocar apreensão entre os empresários do sector da restauração da cidade Património Mundial.

Segundo as novas regras para a recolha de lixo nas zonas abaixo da circular de Angra, os resíduos orgânicos dos restaurantes e cafés serão recolhidos apenas 4 dias por semana (domingos, segundas, quartas e sextas). Isso implica que 3 vezes por semana os contentores com lixo não sejam lavados e desinfectados, o que, segundo os comerciantes, vai “contra as regras da Higiene e Segurança Alimentar na Restauração (HACCP)”.

O assunto foi discutido numa reunião promovida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), entre os Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo (SMAH) e os empresários do sector da restauração associados da CCAH.

Segundo Cristina Poim, dos SMAH, o objectivo é incitar os angrenses a aumentarem a triagem em termos de selecção do lixo. Por isso foi lançado este projecto-piloto de recolha selectiva porta-a-porta.

Iniciativa que foi louvada pelo presidente da CCAH, pois “trará, certamente, benefícios ambientais para a cidade" mas que, segundo Sandro Paim, “apresenta o problema da recolha do lixo nos restaurantes e cafés não ser diária”. Por isso, a CCAH propôs aos SMAH que essa recolha “continue a ser feita diariamente nestes estabelecimentos”.

Este projecto-piloto terá início já a 1 de Outubro, e consiste na recolha à porta dos munícipes de resíduos previamente separados (vidro, embalagens, papel, papelão). Segundo o calendário definido pela autarquia, terça-feira será dia da recolha de vidro, quinta-feira de embalagens e sábado de papel, ficando os restantes dias para o lixo indiferenciado. Numa fase incial, o projecto irá cobrir as freguesias de S. Pedro, Sé, Santa Luzia, Conceição e S. Bento.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos