Economia

Missão Empresarial à Cidade Mundial do Alho

  • 20 de Agosto de 2008
  • 312 Visualizações, Última Leitura a 20 Setembro 2017 às 00:30
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

 

De 25 a 31 de Julho uma comitiva de empresários da ilha Graciosa, produtores de alho, deslocou-se a Gilroy - cidade irmã de Angra do Heroísmo, localizada no estado americano da Califórnia - para o Gilroy Garlic Festival, que decorre anualmente. Este Festival do Alho é um grande evento que comemorou 30 anos e onde se reúnem todas as empresas e produtos ligados ao alho.

Nesta viagem empresarial, organizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo - Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa (CCAH-NEGRW) e que contou com a colaboração do Mayor de Gilroy, Sr. Al Pinheiro, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer diferentes produtores de alhos e empresas de transformação.

Foi uma experiencia única e fundamental para o desenvolvimento do alho na ilha Graciosa. As mais-valias desta missão passaram por conhecer outros métodos de produção, secagem e separação do alho, tendo sido encontrado um interessante método de separação do alho aplicável à ilha Graciosa. Outro aspecto de realçar diz respeito à transformação do produto, e às diferentes formas de o introduzir no Mercado, quer através da criação de pastas de alho, azeite com alho, azeitonas com alho, ou simplesmente curtume de alho. Estão já a ser estudados dois diferentes produtos a desenvolver pela Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, em colaboração com a CCAH.

Após todas as visitas, a empresas como o Christopher Ranch, Chiala Farms, Gilroy Foods, entre outras, a visão e o futuro do alho na ilha Graciosa mudou certamente.

A CCAH acredita que é fundamental desenvolver este tipo de visitas exploratórias, para conhecermos o que de melhor se faz no exterior e o que é possível adaptar aos Açores. Assim sendo, continuaremos a trabalhar com este objectivo.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos