Economia

PROGRAMA DIVULGADO - Voos e hotéis lotados para as festas da Praia

  • 4 de Julho de 2008
  • 311 Visualizações, Última Leitura a 19 Novembro 2017 às 10:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

     Está prevista a vinda de um número significativo de emigrantes oriundos do Canadá e Estados Unidos da América durante o próximo mês de Agosto, no âmbito das Festas da Praia.
    A informação foi avançada ontem pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, na apresentação pública do cartaz festivo.
    “A Praia terá no mínimo o mesmo número de emigrantes que teve no ano passado, o que no contexto actual é um resultado que nos agrada. E temos a noção clara que a procura é superior à oferta”, sustenta o autarca praiense, revelando que nos meses de Março e Abril deste ano, por altura da divulgação das festas na diáspora, “os voos já estavam completamente lotados”.
      Entretanto, segundo Monteiro, foram criados voos adicionais a partir de Toronto e dos Estados Unidos também estes “completamente cheios nesta fase”.
     A grande afluência de pessoas vindas do estrangeiro e a lotação máxima dos hotéis da Terceira no mês de Agosto, “prova que a qualidade, dimensão e diversidade que o evento festivo tem vindo a ter e a consolidar de ano para ano, tem tido retorno para a ilha e para o concelho da Praia”.
     Nesse contexto, o presidente da autarquia sugeriu que seria importante para os emigrantes que o número de voos adicionais fosse definido logo no início para permitir atempadamente a sua marcação de férias. Um “problema” que de acordo com o autarca foi apresentado no contacto mantido com a comunidade emigrante. 
     

      Mafalda Veiga, Xutos e Pontapés, Pedro Khima e Just Girls são os nomes nacionais que integram o cartaz musical da edição de 2008 das festas da Praia, este ano denominadas “Praia Maravilha em Festa”. A nível internacional as atenções estão centradas na jovem jugoslava Ana Popovic, promessa musical no estilo Blues.
    Ainda na música, o programa prevê de 1 a 11 de Agosto o quarto Festival Internacional de Blues, uma série de Dj’s nacionais e internacionais, flamenco e filarmónicas, distribuídos por três palcos localizados entre a Praça do Mercado e o recinto da “Dream Zone”, cujo acesso será mantido com o esquema das “pulseiras”, que poderão ser adquiridas nos mesmos postos de venda.
    Em termos de desfiles, o presidente da comissão das festas, José Elvino Gomes, adianta que “o cortejo de abertura fará uma homenagem às Sete Maravilhas de Portugal, num estilo medieval, integrando 80 elementos”. Já o cortejo infantil contará a história de “Alice no País das Maravilhas”, não esquecendo que o sétimo Festival Internacional de Palhaços decorrerá durante os dias 2,3 e 4 de Agosto com animação de rua, gala e parada.
   A Coroação do Bodo com a participação de todos os Impérios do Ramo Grande e a Feira Regional de Artesanato são os destaques no campo etnográfico, para além do XIV Festival Internacional de Folclore (COFIT), marcado para o último dia das festas.  
  Foram também anunciadas, à semelhança dos anos anteriores, as procissões religiosas do Juncal e dos Marítimos, touradas à corda, tourada de praça e “espera de gado”.
  Torneiros de futebol de praia, Golf e actividades náuticas são os eventos programados na área desportiva.
  A edição de 2008 das Festas da Praia termina com o tradicional espectáculo piro-musical na baía da Praia.
O evento festivo está orçado em um milhão de euros, sendo metade assegurada pelo município e o restante por receitas geradas pelo evento e por patrocínios.
Dez sabores à mesa

   O Minho e Alentejo vão se fazer representar na nona Feira de Gastronomia do Atlântico com outros restaurantes.
   Estarão também presentes regiões como Beja, Vila Verde, Peniche, entre outras. Este ano, a freguesia da Fonte do Bastardo representa a região. A nível internacional Cabo Verde marcará presença com a ilha de Santiago, trazendo também um grupo musical para animação. 
  “A nossa preocupação tem sido sempre escolher restaurantes que sejam representativos da gastronomia tradicional de cada região”, refere Carlos Armando, director da Feira de Gastronomia do Atlântico, inserida nas Festas da Praia.
  À semelhança do ano passado será implementado na Feira de Gastronomia um plano de fiscalização de segurança e higiene nos restaurantes.
“Este ano vamos ter implementado um “plano de higienização” que vai ser controlado diariamente por um técnico para fiscalizar produtos de limpeza usados, a frequência da limpeza e os restos aos óleos”, sustenta Carlos Armando, ao considerar tratar-se de uma medida para “garantir a qualidade” do certame.
Para além de uma dezena de restaurantes, a Feira de Gastronomia integra três charcutarias, quatro espaços com doçaria conventual e este ano, pela primeira vez, provas de vinho diárias representando a cada vez uma das 11 regiões do nosso país, com horários ainda por definir. 
Trata-se de uma parceria conjunta entre as Festas da Praia e a Associação Municípios Portugueses do Vinho.

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos