Economia

Combustíveis sobem um cêntimo por litro sexta-feira

  • 20 de Junho de 2008
  • 264 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 19:26
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

 

Os preços dos combustíveis vão aumentar nos Açores um cêntimo por litro, a partir da 00:00 de sexta-feira, segundo um despacho normativo publicado hoje no Jornal Oficial da região autónoma.

  Este aumento volta a ter incidência em todos os tipos de combustíveis (gasolina, gasóleo, gás butano, gasóleo agrícola e gasóleo para as pescas), embora o seu custo nas ilhas continue a ser mais barato do que no Continente.

    O Governo Regional justificou esta actualização com as variações do preço do petróleo no mercado internacional.

    A gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,34 euros por litro, enquanto que a de 98 octanas sobe para os 1,38 euros e o gasóleo rodoviário aumenta para 98 cêntimos/litro.

    Os agricultores e os pescadores também vão sofrer aumentos dos custos de produção, na sequência desta nova actualização dos preços de combustíveis.

    O gasóleo agrícola sobe para 0,63 euros por litro, o gasóleo sobe para 0,50 euros para pesca costeira e para 0,60 euros para a pesca artesanal.

    Segundo o Jornal Oficial, o gás butano também aumenta um cêntimo por quilograma e vai passar a custar para 1,05 euros por cada quilo.

    Nos Açores, o preço de venda ao público é calculado tendo por base o preço médio europeu (calculado mensalmente com base em dados de 14 países), o IVA, mais os custos de armazenagem e transporte para as ilhas e o ISP.

    Perante as constantes variações internacionais do preço do combustível, a região autónoma controla o custo de venda ao público, através de uma oscilação ascendente ou descendente de dez por cento no ISP.

    Os preços nos Açores apresentam, assim, valores mais baixos em relação ao continente.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos