Economia

“Angra Património como recurso turístico” - Tema de Palestra em Angra

  • 19 de Junho de 2008
  • 297 Visualizações, Última Leitura a 19 Novembro 2017 às 04:55
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Sexta Feira, dia 30 de Maio, à noite, no Centro Cultural de Angra, aconteceu a segunda palestra das que a Câmara de Angra entendeu promover em torno da celebração dos 25 anos de Angra como Património Mundial.

Em torno do título, o historiador e actual presidente do Instituto Histórico da Ilha Francisco Maduro-Dias reflectiu sobre questões como: Qual Angra? Que tipo de Património? Que produto? Que Turismo, para, depois, tecer considerações acerca do modo como o património cultural tem estado a ser submergido por uma vaga de “natureza” nos Açores. Fala-se de natureza – intacta – e os bens culturais parecem ter sido postos em certa surdina.

Referindo-se à sustentabilidade, que hoje em dia é tema obrigatório, alertou para o facto de o património cultural construído ser um recurso escasso e não renovável., sendo por isso importante ter em conta as palavras do Presidente do Observatório Regional de Turismo Carlos Santos, quando diz que os Açores deverão ser ambiental e socialmente responsáveis.

“Os indicadores também podem ser falaciosos”, disse Maduro-Dias, afirmando que “As dormidas dão um número, mas falta validar modos complementares para saber qual o real impacto económico na comunidade das estadas desses visitantes”.

Finalmente e abrindo para um espaço de debate, deixou algumas afirmações como:
“Estou convencido que Angra ainda como “produto turístico” está por descobrir e, sobretudo, por enquadrar.
Os modelos de desenvolvimento da cidade têm-se negado a tomar em linha de conta o estatuto patrimonial da cidade, sobretudo ultimamente.
Entre a classificação, as exigências de protecção e os diversos caminhos de progresso é preciso saber onde fica o “produto” de que falamos!” disse também.

 

 

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos