Economia

Testes de segurança com resultados eficazes

  • 18 de Junho de 2008
  • 299 Visualizações, Última Leitura a 19 Outubro 2017 às 17:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Foi testado ontem no Porto das Pipas o Plano de Segurança criado pela Autoridade Marítima para as festas Sanjoaninas 2008, a partir de uma simulação que integrou cinco exercícios.

 

Em causa estão as comunicações e os procedimentos das várias entidades envolvidas naquele plano que testou a entrada na infra-estrutura portuária, o incêndio nos bares, evacuação de vítima na marina, homem ao mar e evacuação de emergência. Os resultados foram registados e o balanço considerado “positivo”.

 

“Conseguimos fazer os testes que tínhamos planeado, retirámos lições que vão ser registadas e aplicadas no dispositivo de segurança”, revela Rodrigues Gonçalves, capitão dos portos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

 

As atenções centraram-se na evacuação de emergência que, segundo Rodrigues Gonçalves, “é um exercício importante na medida em que os acidentes tornam-se mais graves com a saída de milhares de indivíduos em atropelo”. Motivo pelo qual o número limite de pessoas que se deslocarem ao Porto das Pipas durante o período de festas das Sanjoaninas, ou seja, entre os dias 20 e 29 de Junho, situa-se nas 4.500 condicionadas à largura da saída.

 

O responsável pelos portos aconselha a população, nomeadamente os jovens, a faixa etária que mais frequenta o Porto das Pipas, “a usufruir e participar nas festas conscientes de que há medidas a zelar pela segurança deles, mas que eles próprios também têm que zelar pela sua segurança”.

 

E acrescenta: “ Uma das formas de zelo é consumir menos álcool e ter um comportamento cívico e ordeiro para abrir os canais necessários para a passagem de ambulâncias e viaturas de socorro”.

 

Colaboram no Plano de Segurança das Sanjoaninas 2008 o Serviço Municipal de Protecção Civil, Administração Portuária, P.S.P., Serviço Regional de Protecção Civil, Bombeiros de Angra, Cruz Vermelha Portuguesa, Corpo Nacional de Escutas, S.E.F., G.N.R., RG1 e Serviços de Ambiente de ilha.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos