Economia

ATÉ ABRIL - Dormidas caem 10 por cento

  • 18 de Junho de 2008
  • 259 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2017 às 21:56
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As unidades hoteleiras dos Açores registaram cerca de 240 mil dormidas nos primeiros quatro meses deste ano, menos dez por cento do que no mesmo período de 2007, indicam dados do Serviço Regional de Estatística (SREA).

Contactada pela agência Lusa, a directora regional do Turismo, Isabel Barata, atribuiu essa redução, essencialmente, ao cancelamento de uma operação charter que trazia turistas suecos ao arquipélago.

 “Foi uma estratégia do operador, uma vez que o destino Açores está consolidado na Suécia”, adiantou Isabel Barata.

Salientou ainda que, apesar desta quebra do número de dormidas, o desempenho do destino Açores tem sido mais favorável e positivo em relação a outras regiões do país.

Segundo o SREA, os hotéis, apartamentos turísticos, pousadas, pensões e estalagens do arquipélago obtiveram, no mesmo período, uma taxa líquida de ocupação-cama de 25,1 por cento.

Só relativamente a Abril, os estabelecimentos hoteleiros registaram 93 mil dormidas, o que corresponde a um decréscimo homólogo mensal de 6,2 por cento e uma ocupação por cama de 37 por cento.

Por ilhas, as Flores (64,9 por cento), São Jorge (14,8) e Graciosa (11,5) foram as que registaram maiores crescimentos no número de dormidas, enquanto que o Pico, Santa Maria, Faial, São Miguel e Terceira apresentaram reduções que variam entre os 20,3 e os 6,7 por cento.

De acordo com os dados oficiais, a ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, concentrou 72 por cento do total de dormidas nos Açores, seguindo-se a Terceira, com 13,7 por cento, e o Faial, com 6,5 por cento.

As dormidas dos residentes em Portugal diminuíram 5,1 por cento de Janeiro a Abril, enquanto que as dos estrangeiros apresentaram uma redução de 15,5 por cento, em termos acumulados.

Ao nível dos proveitos, verificou-se também uma redução homóloga de 5,1 por cento nos primeiros quatro meses do ano, atingindo-se os 10,6 milhões de euros.

Neste período, o rendimento médio por quarto (revenue per available room) foi de 15,6 euros, o que corresponde a menos 4,9 por cento, indicaram as estatísticas oficiais.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos