Economia

CAF E PERSONA - Juntos na promoção do conceito ‘beleza com saúde’

  • 16 de Junho de 2008
  • 242 Visualizações, Última Leitura a 25 Setembro 2017 às 07:53
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Em conferência de imprensa realizada ontem no cais da alfândega, o Centro de Actividades Físicas da Terra Chã (CAF) e a clínica Persona de Angra do Heroísmo, anunciaram um extenso programa de iniciativas com vista a sensibilizar a população para a necessidade do exercício físico e boa alimentação.

“O objectivo é chegar a uma faixa da população que não está vocacionada para as actividades físicas, independentemente das idades”, refere Carmelo Toste, responsável do CAF.

Beleza com Saúde

A iniciativa vai arrancar no final do mês e consiste num ‘Check-up’ gratuito a todas as pessoas interessadas. Uma unidade móvel, composta por um enfermeiro, 1 técnico de saúde e 1 professor de educação física vão realizar exames ao colesterol, glicemia, à tensão arterial, à massa e gordura corporal.

“Vamos avisar as juntas de freguesia das datas que vamos estar em cada freguesia e vamos pedir aos párocos para anunciar nas missas, desta forma esperamos uma boa adesão das pessoas”, sublinha Carmelo Toste.

O diálogo e intercâmbio com os visitantes do check-up vai ser fundamental para que as pessoas entendam os resultados e percebam as formas de melhorar os maus índices que possam apresentar.

As freguesias onde se registem os piores resultados “vão ser alvo de futuros worshops para sedimentar a mensagem que se vai tentar transmitir neste check-up”, concretiza.

Teresa Lopes, da clínica Persona, destacou o conceito que está na base desta parceira com o CAF: -“a beleza nasce do interior para o exterior, dessa forma ela é mais duradoura e autêntica”. Neste preceito a clínica Persona, situada na rua Direita, em Angra do Heroísmo, vai adicionar ao amplo pacote de serviços do ginásio da Terra Chã, um conjunto de tratamentos para eliminar gorduras localizadas e aconselhamentos ao nível da nutrição.

Com propósito de promover a iniciativa juntos dos mais novos, o CAF e a Persona vão realizar um pequeno concurso. Os detalhes dessa actividade paralela não foram divulgados, mas fica a promessa que em breve será anunciado.

“O sedentarismo instalou-se”

Igualmente na conferência, Mário Toste, médico especialista em gastroenterologia, sublinhou a importância da farmacologia e das novas tecnologias para o aumento da esperança média de vida. No entanto essas novas tecnologias trazem alguns problemas, sobretudo no aumento dos níveis de stress e dos hábitos comodistas das populações. “O sedentarismo instalou-se, actualmente existe um retrocesso nos hábitos alimentares e das actividades físicas”, concretiza Mário Toste.

As mortes que resultam desta inépcia, de acordo com o médico, são na ordem dos 1900 óbitos por ano. Os maus hábitos alimentares e a falta de exercício físico adequado são apontados como os principais responsáveis.

“As actividades físicas têm uma função primária, de prevenção de doenças, e uma secundária, como terapêutica para algumas patologias, principalmente neuromusculares. Já a má alimentação é uma causa directa de múltiplas doenças do coração e até de certos tipos de cancro relacionados com o aparelho digestivo”, conclui o médico.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos