Economia

PACTO - PSD quer "defesa total" da quota leiteira

  • 3 de Junho de 2008
  • 330 Visualizações, Última Leitura a 23 Novembro 2017 às 05:37
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O PSD Açores disponibilizou-se ontem para encontrar em conjunto com o governo regional formas de defender junto da União Europeia o regime da quota leiteira.

Costa Neves disse ser essencial para os Açores "a garantia de estarem aliados ao parlamento europeu na defesa das especificidades da região", mas que essa realidade só é possível "fazendo pressão junto das forças dominantes de Bruxelas, um papel que o PSD assume poder levar a cabo através do seus deputados europeus e dos membros que tem na comissão de agricultura", prometeu.

O líder regional do PSD defendeu, em conferência de imprensa, a continuidade do sistema de quotas leiteiras, criticando a postura do governo regional que aceitou "de bom grado o aumento anual de 2%, alinhando com o governo da república mas não defendendo os açorianos", já que este princípio "aparentemente bom", significa "o início de uma viagem que levará ao desaparecimento da quota", explicou.

Costa Neves chamou a imprensa local para comentar a recente visita aos Açores da Comissária Europeia para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Mariann Fischer Boel, que considerou ter sido, matéria de defesa dos interesses da região, "uma oportunidade perdida", com as posições a serem "completamente trocadas", actuando a comissária "de forma ofensiva" e o governo "a assumir a parte fraca e a dizer que se comprou quota recentemente, pedindo por isso a máxima compreensão", criticou. "A posição do governo regional foi de fraqueza e assim não chegamos lá", alertou o líder do PSD.

Segundo os sociais democratas ainda há tempo para “emendar a mão” e defendem que em Julho, na visita à região da Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu, a lavoura, a oposição e governo regional devem unir esforços para defender os agricultores e manutenção do regime de quotas para o leite e apoios à especificidade da ilhas.

“Estamos disponíveis para dialogar no sentido de se defender o ponto de vista açoriano”, garantiu Costa Neves, lembrando que PSD é um partido com responsabilidades nacionais e europeias e preconizou "uma luta em todas as frentes".

"Tem de se evitar o papel de coitadinhos, porque os Açores produzem um quarto do leite de Portugal", disse Costa Neves, afiançando que "só por mera inabilidade e incompetência dos governos é que isso não está claramente afirmado", pelo que a luta é por "manter a quota", sendo esse o interesse inerente "ao que se aprovou em Janeiro deste ano na Assembleia Legislativa dos Açores". O antigo ministro da Agricultura e líder do PSD assegurou que o seu partido “vai fazer a sua parte, isso está garantido e é no sentido de manter a quota".

A Comissária Europeia da Agricultura que visitou na última semana, as ilhas de São Miguel e São Jorge, admitiu ser necessário fazer estudos sobre os reais impactos do fim das quotas em 2015, sobretudo para as regiões ultraperiféricas.

Carlos César, presidente do governo regional, afirmou que será entregue à Comissão Europeia e ao Governo da República um documento que reivindica um regime compensatório depois da extinção das quotas leiteiras.

O chefe do executivo açoriano garantiu, na altura, que "a posição dos Açores é consensual" e resulta de uma "audição efectuada junto das associações agrícolas das ilhas".

Problemas para resolver

Costa Neves denunciou ainda a "falta de pagamento de apoios aos agricultores, nomeadamente aqueles que foram fiscalizados e que já levam cinco meses de atraso sem saberem porquê".

O líder laranja recordou ainda o processo de apoio à modernização da agricultura açoriana, "anunciada em Janeiro e cuja abertura das candidaturas deveria ter sido em Abril", ainda não se verificou.

O presidente laranja fez questão de deixar uma mensagem de  "de conforto e de esperança" para aquele que é "o sector-chave da economia açoriana, que atravessa dificuldades, mas que tem de aguardar por novos e melhores tempos", disse.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos