Economia

Declaração de IRS já não tem nome do contribuinte

  • 26 de Abril de 2011
  • 559 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 07:49
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Este ano há uma nova alteração no preenchimento das declarações de IRS, que tem deixado confusos muitos contribuintes que entregam a sua declaração de rendimentos pela Internet: o nome do contribuinte deixa de aparecer na Modelo 3.

Mas não se trata de um erro, garante o Ministério das Finanças ao Diário Económico: "resulta de uma alteração introduzida este ano na entrega e submissão da declaração Modelo 3 do IRS".

Segundo o organismo de Teixeira dos Santos, o objectivo passa por "melhorar este processo em termos de rapidez para o contribuinte e de economia de recursos".

A identificação do contribuinte passa assim a ser feita apenas pelo número de contribuinte que está na declaração.

"No entanto, quando o contribuinte submete a declaração, pode retirar a prova de entrega onde é visualizado o nome", explicam.

O prazo para entrega do IRS pela Internet acaba no próximo sábado para os trabalhadores por conta de outrem e para os pensionistas.

A prudência aconselha a não deixar a entrega da declaração para o último dia.

Se existirem falhas no Portal das Finanças devido ao elevado afluxo de contribuintes e tiver, por isso, de entregar a declaração depois do fim do prazo, pode ser obrigado a pagar multa.

Segundo as Finanças, já foram entregues por Internet cerca de 1,5 milhões de declarações - mais de metade do número de declarações que se espera sejam entregues por esta via relativamente à primeira fase -, "sem que se tenham registado quaisquer constrangimentos na entrega".

No ano passado, 3,8 milhões de contribuintes entregaram a declaração pela Internet, cerca de 80% do total.

Está também a decorrer o prazo para entrega em papel para os trabalhadores independentes e outros rendimentos. Em Maio, estes contribuintes podem entregar a declaração pela Internet.

As Finanças já vieram garantir também que o prazo de reembolso de 20 dias para as declarações entregues por via electrónica está garantido.

Isto apesar das dificuldades de financiamento da economia no curto-prazo.

Nalguns casos, o reembolso chega mesmo antes de decorrido o prazo de 20 dias.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos