Economia

Restauração deve servir receitas tradicionais

  • 20 de Abril de 2011
  • 263 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2017 às 20:08
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O gastrónomo Eduardo Reis defende uma maior introdução de receitas tradicionais terceirenses na restauração da ilha, utilizando receitas já conhecidas e recuperando outras menos usuais.

Segundo Reis, que comentava a DI um concurso lançado pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), que visa recuperar receitas tradicionais da ilha Terceira, esse passo seria uma mais-valia em termos turísticos. "As pessoas não têm necessidade nenhuma de se deslocarem até à Terceira, falando em termos gastronómicos, se vão provar as mesmas técnicas, os mesmos pratos, que podem encontrar em qualquer sítio. A utilização de receitas tradicionais seria um elemento diferenciador".

Eduardo Reis considera que apresentar receitas tradicionais ajudaria até a ultrapassar algumas falhas na formação na área da restauração que ainda se fazem sentir.

"Ainda temos algumas falhas nesse campo e torna-se uma mais-valia usar as receitas da nossa ilha, porque a verdade é que já as sabemos confecionar. Por exemplo, basta olhar para o arroz de marisco que se serve na maior parte dos locais, mal feito...

É uma mistura de arroz e outras coisas congeladas... Não seria muito melhor apresentarmos uns chicharros, uma alcatra, por exemplo?", questiona.

O gastrónomo acredita que o envolvimento das várias entidades interessadas, incluindo a CCAH, pode impulsionar esta recuperação e introdução de pratos tradicionais.

Também a área da formação precisa de apostar no tradicional. "É preciso apostar nas várias vertentes, mas é útil ter pessoas que conheçam os nossos produtos, que tenham alguma noção 'geográfica', de forma a crescermos nesta área da melhor forma".

Quanto ao concurso lançado pela CCAH, Eduardo Reis considera boa a intenção de recuperar receitas antigas, mas avisa quanto a alguma tentação de seguir demasiado um rumo de modernidade.

"Podem fazer-se algumas coisas para tornar as receitas mais equilibradas, introduzir alguns elementos, mas nada deve ser feito ao ponto de desvirtuar a receita original, ou seja, não se deve ir ao ponto de a tornar irreconhecível, porque não é isso que interessa".

O gastrónomo foi responsável pela obra "Sabores do Atlântico", que apresenta um conjunto de receitas a partir de produtos açorianos. "Os Açores possuem produtos endógenos de excelente qualidade (...) que permitem construir uma gastronomia rica", pode-se ler.

Concurso pretende tirar sabores da gaveta e do esquecimento

Câmara do Comércio quer recuperar pratos antigos

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) lançou o "Concurso de Receitas Tradicionais da Ilha Terceira".

Segundo o organismo, o objetivo é estimular a divulgação de receitas tradicionais da ilha.

"Aberto a particulares detentores de receitas tradicionais, algumas das quais esquecidas ou arrecadadas nas gavetas ou na memória, o concurso premeia a criatividade, a inovação, a autenticidade regional, a apresentação e o sabor gastronómico", avança um comunicado de imprensa.

A iniciativa surge a abrir o apetite para a Feira de Gastronomia "Sabores da Inovação - Terceira Best Food Awards 2011", que vai decorrer nos restaurantes da ilha Terceira, entre 14 e 29 de maio.

Na prática, cada participante poderá enviar uma receita, para a CCAH, em cada uma das categorias: Entrada, Prato de Carne, Prato de Peixe, Prato Saudável e Sobremesa.

"As receitas devem ser de autoria exclusiva dos participantes, ficando automaticamente desclassificadas aquelas já publicadas. As inscrições terminam no dia 26 de abril", determina a CCAH.

Está definido que no dia 27, o júri, composto por profissionais da Escola de Formação Turística e Hoteleira, fará a seleção das receitas vencedoras.

Os detentores de receitas vencedoras ganham a oportunidade de frequentar um curso especial de cozinha.

Algumas receitas tradicionais da Terceira muito conhecidas são as da Alcatra ou das sopas do Espírito Santo.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos