Economia

Suspenso concurso para construção de navios

  • 15 de Abril de 2011
  • 242 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 07:53
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Atlânticoline suspendeu o concurso para a construção de dois navios que vão operar nas ilhas do grupo Central dos Açores, depois dos estaleiros holandeses Damen ShipYards terem solicitado esclarecimentos técnicos adicionais, mas espera manter os prazos de entrega.

“O concurso foi suspenso ‘sine die’ porque teremos que recorrer a entidades externas para prestar alguns dos esclarecimentos pedidos, mas temos boas perspectivas de conseguir manter os prazos previstos”, afirmou hoje Carlos Reis, presidente da Atlânticoline, em declarações à Lusa.

Nesse sentido, salientou que continua a prever a entrega dos dois navios “em finais de 2012 ou no primeiro trimestre de 2013”, até porque os estaleiros holandeses que os vão construir “não estão parados à espera dos esclarecimentos”.

Carlos Reis revelou que o júri do concurso, na sequência do pedido de esclarecimentos técnicos adicionais que foi feito, concluiu que “alguns podiam ser facilmente respondíveis, mas outros implicam um trabalho técnico mais alargado, pelo que se optou pela suspensão do concurso”.

“Estamos dependentes de elementos técnicos que não dependem de nós, pelo que não posso adiantar até quando se manterá a suspensão, mas asseguro que estamos a fazer tudo o que é possível para que seja rápido”, afirmou.

A construção dos navios destina-se ao transporte de passageiros e viaturas nas denominadas ‘Ilhas do Triângulo’ (Faial, Pico e S. Jorge), pretendendo ainda reforçar a capacidade de transporte de doentes naquela zona do arquipélago dos Açores.

Os dois navios, ambos de 37 metros, serão do tipo monocasco, com casco em aço e superstruturas em alumínio, tendo um capacidade para 298 passageiros e seis viaturas e o outro para 214 passageiros e 12 viaturas.

Ambas as embarcações terão rampas de popa para embarque e desembarque de viaturas e passageiros e rampas laterais para passageiros, devendo atingir uma velocidade de 15 a 17 nós.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos