Economia

Região mais renovável e eficiente em energia

  • 14 de Abril de 2011
  • 238 Visualizações, Última Leitura a 24 Agosto 2017 às 04:54
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Segundo José Vieira, o Arquipélago reduzirá a dependência dos combustíveis fósseis na produção de electricidade e atingirá uma produção na ordem dos 75% de fontes renováveis em 2018.

O Governo Regional tem implementado e vai continuar a desenvolver medidas que apostem no crescimento da produção de energias renováveis e da eficiência energética afirmou ontem em Ponta Delgada, o director regional da Energia, José Vieira.

É de realçar, que a União Europeia aprovou em Dezembro de 2008, o Pacote Clima Energia, que tem por objectivo reduzir em 20% em toda a União, a emissão de gases com efeito de estufa, elevar para 20% da quota parte as energias renováveis no consumo de energia e aumentar em 20% a eficiência energética até 2020. Nesse sentido, o Director Regional da Energia, sublinhou que a Região tem sido pioneira no sentido de adaptar as directivas comunitárias à legislação regional e deu como exemplo a certificação energética dos edifícios.

Para José Vieira, continuar a depender de derivados do petróleo pode ser a médio longo prazo uma solução improcedente, quando comparado com outras alternativas como a energia solar, geotérmica, eléctrica e hídrica.

Nos Açores, ao contrário de outras regiões, a produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis compensa quando comparada à alternativa proveniente dos combustíveis fósseis, afirmou o director regional. Nesse âmbito, os consumidores de electricidade açorianos passaram a receber, inscrito na factura de electricidade, o respectivo código do ponto de entrega, e com este podem candidatar-se ao sistema de registo da micro produção ou seja, por renováveis na hora, e tornarem-se não apenas consumidores mas, também, produtores e vendedores de energia eléctrica à rede pública.

Com estas medidas sustentáveis, o director regional da Energia é de opinião, que a Região vai conseguir ser mais renovável e mais eficiente do ponto de vista energético, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis na produção de electricidade, atingindo uma produção na ordem dos 75% de fontes renováveis em 2018.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos