Economia

Oito pratos regionais seleccionados como finalistas da eleição das Sete Maravilhas da Gastronomia

  • 7 de Abril de 2011
  • 227 Visualizações, Última Leitura a 20 Julho 2017 às 18:31
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Oito das 22 candidaturas regionais à eleição das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal foram hoje apuradas para a próxima fase deste concurso e estão, assim, incluídas no lote das 70 finalistas.

Os pratos regionais eleitos foram a Sopa do Espírito Santo, na categoria de Sopas, Polvo Assado no Forno, na categoria de Peixe, Cozido das Caldeiras (Furnas) e Alcatra, na categoria de Carne, as Lapas Grelhadas, Cracas cozidas e Cavaco Cozido com Molho Verde, na Categoria de Marisco, e o Ananás, na categoria de Doces.

De salientar que todas as candidaturas regionais apresentadas na categoria de Marisco foram apuradas para a fase seguinte da eleição das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

As candidaturas açorianas a este concurso são coordenadas pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores e contam com o apoio do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Economia, quer ao nível da sua apresentação a concurso, quer com a futura realização de diversas iniciativas de promoção das eventuais finalistas.

Para o director regional do Turismo, Miguel Cymbron, o apuramento de oito candidaturas regionais demonstra “que a Gastronomia dos Açores tem todas as condições para se afirmar a nível nacional, competindo em pé de igualdade com os produtos das restantes regiões do país”.

Além disso, esta iniciativa é “de grande utilidade já que este evento pode contribuir de forma muito importante para a afirmação do sector do turismo nos Açores, à semelhança do que ocorreu o ano passado aquando da eleição das Sete Maravilhas Naturais de Portugal”.

“Por outro lado, a gastronomia é uma das mais significativas manifestações da cultura local dos povos, pois espelha os seus usos e costumes, através da utilização dos ingredientes, da forma como são confeccionados e como são apresentados”, concluiu.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos