Economia

Açores acolhem Campeonato Nacional das Profissões em Maio

  • 5 de Abril de 2011
  • 265 Visualizações, Última Leitura a 28 Junho 2017 às 12:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os Açores vão ser palco do Campeonato Nacional das Profissões, o evento, que decorrerá entre os dias 1 e 6 de Maio em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tem como lema: “A paixão pela profissão”, uma ideia representada no logótipo oficial do campeonato através de uma imagem de um coração.

Recorde-se que a candidatura açoriana à recepção do fórum foi formalizada pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, em Março de 2009, durante o Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu em Santarém, junto da respectiva entidade nacional responsável, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

No certame participam 500 pessoas e vão estar a concurso 31 profissões, numa iniciativa que visa estimular os jovens para a obtenção de uma qualificação profissional que favoreça a sua realização socioprofissional e a valorização das profissões como via central de sucesso para a inserção na vida activa.

Trata-se de um “evento muito importante que vai reunir, nos Açores, os melhores profissionais de Portugal. É uma ousadia muito grande, mas que se faz com paixão e que tem uma ambição enorme. Esta ambição é demonstrar aos açorianos, e, em geral, aos portugueses, que os bons profissionais são aqueles que contam para o nosso futuro”, destacou hoje o Director Regional durante a apresentação do programa do Campeonato Nacional das Profissões, Açores 2011, em Ponta Delgada.

Segundo acrescentou, “é necessário passar a mensagem de que são os bons profissionais qualificados que introduzem na economia portuguesa e na sociedade portuguesa, uma mais-valia nos projectos regional e nacional de desenvolvimento e que viabilizam este projecto”.

Aliás, Rui Bettencourt considera mesmo que “é o profissionalismo, sobretudo neste momento de dificuldades, que está no centro do desenvolvimento”, sendo por isso, necessário “continuar a investir, a relevar e a sublinhar numa agenda estruturante, ou seja, na nossa competitividade, qualidade e profissionalismo”.

Para o Director Regional, o Campeonato Nacional das Profissões, Açores 2011 constitui “um mega evento, o maior acontecimento nacional no âmbito da formação profissional, quer pelos seus objectivos, quer pela sua ambição”.

A escolha dos Açores como palco do campeonato deve-se, de acordo com Rui Bettencourt, à aposta regional na formação profissional, ao facto de os Açores serem a região do país com maior proporção entre números de concorrentes/medalhas obtidas, nos últimos campeonatos nacionais, ao sucesso da participação dos jovens açorianos em campeonatos europeus e internacionais, bem como às condições técnicas e logísticas existentes na Região.

Salientou ainda que, neste momento, frequentam praticamente o mesmo número de jovens em formação que o ensino secundário, ou seja, seis mil.

Na ocasião, Rui Bettencourt destacou ainda o esforço e a dedicação de todas as entidades envolvidas, num evento que reunirá os melhores de cada região de Portugal, os quais irão competir entre si para representar Portugal no próximo WorldSkills Internacional, marcado para Londres (Reino Unido), em Outubro deste ano.

Paralelamente, o Director Regional entregou, também, na presença dos responsáveis nacionais, os certificados de participação aos jovens açorianos campeões no Campeonato Europeu das Profissões, Euroskills, bem como aos jurados açorianos que participaram nas provas, que decorreram entre 9 e 12 de Dezembro.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos