Economia

GRATER quer que restaurantes locais lucrem com as "7 Maravilhas da Gastronomia"

  • 30 de Março de 2011
  • 247 Visualizações, Última Leitura a 26 Julho 2017 às 10:38
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A GRATER, associação de desenvolvimento local com ação na Terceira e Graciosa, associou-se ao projeto nacional "7 Maravilhas da Gastronomia", com várias iniciativas já planeadas.

Entre estas está envolver os restaurantes locais, com a edição de um panfleto com indicação de receitas pré-finalistas e finalistas no seu cardápio e os dias onde poderão ser degustadas as mesmas, a ser distribuído pelos hotéis.

Segundo o presidente da GRATER, Paulo Messias,  que falava, ontem, em conferência de imprensa, "o que interessa é que os restaurantes da Terceira e da Graciosa tenham mais clientes, por terem nas suas ementas as receitas que foram candidatas às sete maravilhas dos Açores".

De acordo com o responsável, os restaurantes interessados podem a partir de agora inscrever-se junto da GRATER ou da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), um dos parceiros do projeto.

"Se os restaurantes não tomarem a iniciativa de se inscrever, iremos à procura dessa inscrição, através da Câmara de Comércio", ressalvou.

Paulo Messias sublinhou a parceria também estabelecida com a Feira de Gastronomia do Atlântico (que decorre durante as Festas da Praia) e o facto de, para cumprir os objetivos traçados, integrar com a ADELIAÇOR um projeto de cooperação ao Eixo 4 do PRORURAL.

Outras iniciativas planeadas são a criação de um espaço interativo itinerante onde se apresenta o projeto e onde estarão disponíveis meios tecnológicos para as pessoas acederem ao site e conhecerem e votarem as suas receitas preferidas. Serão ainda realizadas sessões de show-cooking com chefes de cozinha de renome em diversos eventos.

Em termos da participação na Feira de Gastronomia do Atlântico, estão previstas provas de degustação e a sensibilização dos restaurantes no sentido de que apresentem as receitas pré-finalistas ou finalistas das suas regiões. Será criado um folheto com indicação dos pratos indicados para o concurso e os espaços onde podem ser degustados.

Está previsto também o envolvimento em ações a desenvolver pela CCAH, como a feira de gastronomia nos restaurantes, que decorre em maio, stands de produtos regionais das Sanjoaninas e nas Festas da Praia e um festival de produtos regionais na ilha Graciosa.

A fase de candidaturas ao concurso "7 Maravilhas da Gastronomia" já terminou. A GRATER indicou duas individualidades (Eduardo Reis e Carlos Brum) para pertencerem ao painel dos 70 especialistas que selecionam os 70 pratos pré-finalistas.

Estes depois são apreciados por 21 personalidades, que elegem as 21 receitas finalistas.

O público escolhe os sete melhores pela Internet, telefone e SMS.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos