Economia

AHRESP diz que não vai aplicar taxa no Multibanco

  • 29 de Março de 2011
  • 230 Visualizações, Última Leitura a 26 Julho 2017 às 10:38
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esclareceu ontem que o uso dos cartões de débito e de crédito não vai ser cobrado aos clientes, mas defendeu taxas mais baratas para as empresas.

As declarações de Mário Pereira Gonçalves surgem depois do secretário-geral da associação, José Manuel Esteves, ter dito à TSF que esta era uma das propostas que seria discutida nas jornadas da AHRESP, que decorrem entre segunda e quarta-feira em Lisboa, para contornar o “custo pesadíssimo” do uso do Multibanco.

O presidente da AHRESP disse à Lusa que “os empresários não querem passar estes custos para os clientes” e que se tratou de “um equívoco”.

O que a associação pretende é que as taxas que lhes são cobradas “sejam iguais às de outros países. São 100 por cento superiores às de Espanha”, exemplificou, escusando-se a apontar um valor concreto, pois estes pagamentos dependem das entidades que gerem os cartões e do volume de negócios das empresas.

A ser aplicada, esta seria uma medida polémica, como se pode depreender pela reacção popular que ontem o Açoriano Oriental foi colher nas ruas de Ponta Delgada (ver inquérito na página 2).

Mário Pereira Gonçalves considerou, contudo, fundamental diminuir os custos de contexto e propôs, por exemplo, o fim da obrigatoriedade das embalagens individuais de açúcar e manteiga e a extinção das taxas de ocupação da via pública.

Defendeu também o fim das taxas cobradas pelas autarquias pela ocupação da via pública (esplanadas e toldos) e das taxas de afixação de publicidade, além de legislação simplificada na área da higiene e saúde no trabalho.

O Açoriano Oriental não conseguiu ontem falar com o presidente da AHRESP nos Açores, por este se encontrar nas jornadas.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos