Economia

DEFENDE MADURO DIAS - Angra por enquadrar como produto turístico

  • 2 de Junho de 2008
  • 331 Visualizações, Última Leitura a 19 Novembro 2017 às 05:01
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A cidade de Angra do Heroísmo como produto turístico “está por descobrir e, sobretudo, por enquadrar”.

 

Esta foi a linha orientadora da conferência proferida, ontem à noite, por Francisco Maduro Dias, versando a temática “Angra do Heroísmo – Património Mundial como Produto Turístico”.

Para Maduro Dias, “os modelos de desenvolvimento têm-se negado a ter o estatuto patrimonial da cidade em conta, sobretudo ultimamente”.

“Entre a classificação, as exigências de protecção e os diversos caminhos de progresso é preciso saber onde fica o “produto” de que falamos” – sintetizou o raciocínio.

De acordo com o historiador, “Angra do Heroísmo parece estar também numa situação em que se assiste a um certo “desaparecimento” dela enquanto produto turístico”.

“Fala-se de natureza – intacta – e os bens culturais parecem ter sido postos em certa surdina” – considerou. Por outro lado, “os indicadores também podem ser falaciosos”.

Neste contexto, Maduro Dias salientou que “as dormidas dão um número, mas falta validar modos complementares para saber qual o real impacto económico na comunidade das estadas desses visitantes”.

Ao nível da implicação real dos conceitos, Maduro Dias lançou dúvidas sobre os caminhos a seguir: “Qual Angra? Que tipo de património? Que caracterização do produto? Que turismo?” – questionou.

De acordo com Maduro Dias, importa ainda saber sobre que “sustentabilidade de que estamos a falar, se apenas a financeira, se a verdadeira, ou seja aquela que resulta de um uso racional dos recursos”.

Advertiu, ainda, que um “recurso cultural é um recurso não renovável e escasso, na linguagem dos economistas. Logo há que ter cuidado…”.

Refira-se, por último, que a conferência proferida por Maduro Dias foi inserida nas comemorações do 25º aniversário da elevação de Angra do Heroísmo a Património Mundial.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos