Economia

Ilha de S. Jorge promove concurso de gastronomia para recuperar receitas tradicionais

  • 9 de Março de 2011
  • 258 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2017 às 20:10
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A recuperação de receitas tradicionais é o principal objetivo do concurso de gastronomia promovido pelo Núcleo Empresarial de S. Jorge (NESJ), que conta com a participação de cerca de duas dezenas de restaurantes desta ilha dos Açores.

“Os restaurantes de S. Jorge vendem o comum dos pratos que comemos em qualquer parte do mundo, esquecendo-se de promover a tradição desta ilha, que é o que os turistas procuram”, afirmou João Paulo Oliveira, responsável do NESJ, em declarações à Lusa.

O NESJ, que integra a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), pretende com esta iniciativa incentivar os restaurantes locais a servirem receitas tradicionais, como “os inhames com linguiça ou com torresmos, a sopa de peixe ou, nas sobremesas, as célebres 'espécies'”.

As 'espécies', com a forma de uma ferradura, são cozidas no forno e a receita envolve o uso de pão ralado e canela embrulhadas em farinha, sendo uma das especiarias gastronómicas locais mais procuradas pelos turistas.

Este doce é produzido em casas particulares e pode ser encontrado no comércio local, assegurando João Paulo Oliveira que “ainda há quem tenha as receitas antigas, que não se podem perder”.

O responsável do NESJ frisou ainda que “a sopa de peixe em S. Jorge é diferente da que se serve no Pico", especificando que, em S. Jorge, "o caldo é servido em pão de milho e o peixe vem à parte”.

“As receitas passaram dos nossos avós para os nossos pais, mas já não passaram para nós que somos os netos", lamentou João Paulo Oliveira, defendendo que é chegada a altura de “de mudar de atitude".

Para João Paulo Oliveira, “se queremos alguma qualidade no turismo, a mesa não pode estar de fora”.

O concurso vai decorrer entre 2 e 17 de abril e integra a Feira de Gastronomia 'Sabores da Inovação – S. Jorge Best Food Awards 2011'.

A iniciativa está aberta à participação de particulares detentores de receitas tradicionais, algumas das quais esquecidas ou guardadas nas gavetas ou na memória, sendo premiada a criatividade, inovação, autenticidade regional, apresentação e sabor gastronómico.

Cada participante poderá enviar uma receita para o Núcleo Empresarial de S. Jorge nas categorias Entrada, Prato de Carne, Prato de Peixe e Sobremesa.

As receitas devem ser de autoria exclusiva dos participantes, ficando automaticamente desclassificadas aquelas já publicadas.

A 17 de março, um júri composto por profissionais da Escola de Formação Turística e Hoteleira fará a seleção das quatro receitas vencedoras.

Os vencedores recebem prémios patrocinados por empresas locais, além de ganharem a oportunidade de frequentar um curso de cozinha.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos