Economia

“Construção de Bioparque na Terceira é indispensável”

  • 9 de Março de 2011
  • 276 Visualizações, Última Leitura a 20 Novembro 2017 às 03:56
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

"Potencialidades da Exploração Florestal nos Açores" é o nome da apresentação de João Carlos Pereira, que terá lugar no próximo dia 10 de março na Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.
 
Numa exposição que se prende essencialmente com os caso da ilha Terceira e da ilha do Pico para construção de uma Central de Valorização Energética, João Pereira considera que, no caso específico da ilha Terceira, "existe um grande potencial na exploração florestal de madeira de eucalipto para exportação".
 
De acordo com o mesmo, a madeira de eucalipto é enviada para a uma fábrica no Sul da Suécia e é considerada a segunda melhor do mundo em termos de qualidade para a produção de pasta de papel.
 
"Na ilha Terceira e sobretudo na ilha do Pico, existe um potencial enorme para a produção de energia elétrica a partir da Biomassa Florestal com a exploração florestal do Incenso, pois há mais de 11.705,14 hectares de incenso", diz o engenheiro especialista em exploração florestal, acrescentando que esta infestante "representa mais de 75 por cento da área florestal no Pico e tem uma área quase três vezes superior à vegetação natural".
 
João Pereira adianta ainda que essa área irá aumentar "se não existir o aproveitamento dessa biomassa florestal para a produção de energia elétrica".
 
O especialista afirma ainda que a implementação e construção de um bioparque na ilha Terceira é indispensável para gestão do património florestal e do controle das infestantes e da madeira das térmitas.
 
João Carlos Pereira adiantou algumas das várias questões que serão abordadas na próxima quinta-feira no salão nobre da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), garantindo que há potencialidades florestais nos Açores que não estão a ser exploradas.

O engenheiro assume ainda  que existe uma falta de planeamento no que respeita à exploração de madeira nos Açores, garantindo que não há falta da mesma no arquipélago, simplesmente há necessidade de um planeamento mais correto e sustentado", terminou.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos