Economia

Governo aplica licença para veículos em fim de vida

  • 1 de Março de 2011
  • 234 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2017 às 19:56
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo dos Açores decidiu aplicar à Região a licença nacional que foi concedida no continente à sociedade Valorcar para gerir um sistema integrado de gestão de veículos em fim de vida (VFV).

A decisão resulta de um Despacho dos Secretários Regionais da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, da Economia e do Ambiente e do Mar, hoje publicado em Jornal Oficial, e produz efeitos retroactivos a partir de um de Janeiro de 2010.

A licença prevê que, no âmbito da Rede Valorcar, exista pelo menos um centro de desmantelamento em S. Miguel e outro na Terceira, e ainda um centro de recepção em cada uma das restantes ilhas, integrado nos respectivos Centros de Resíduos.

Esta rede pode ser constituída por Centros de Resíduos e operadores de gestão de resíduos licenciados pela Direcção Regional do Ambiente, devendo a Valorcar "diligenciar no sentido de estimular a adesão e fidelização dos Centros de Resíduos e dos operadores regionais ao
sistema integrado por ela gerido".

Nos termos desta licença, a Valorcar financia o transporte para reciclagem no continente de vidro e pára-choques resultantes do desmantelamento de VFV, sendo esse apoio pago exclusivamente aos centros de abate que vierem a integrar aquela rede.

O apoio será de 40 euros por toneladas, até ao limite de 26 kg/VFV, no caso do vido, e de 100 euros por tonelada, até ao limite de 6 kg/VFV, no caso de pára-choques, desde que esses materiais comprovadamente tenham sido desmantelados pelo centro de abate e encaminhados para operador de reciclagem licenciado.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos