Economia

Turismo nos Açores estabilizou em 2010

  • 24 de Fevereiro de 2011
  • 226 Visualizações, Última Leitura a 22 Junho 2017 às 22:21
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O secretário regional da Economia disse ontem, em Lisboa, que os dados referentes a 2010 indicam que o turismo açoriano está a sair da crise que afetou o setor nos últimos dois anos.

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas após a inauguração da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL-2011), que este ano contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, referiu que os sinais de crescimento registados pelo turismo regional o ano passado devem ser entendidos "como uma estabilização que irá evoluir para uma recuperação mais consolidada".

No entanto, o secretário regional da Economia frisou que "é preciso ter em conta que a conjuntura em que vivemos é adversa, sobretudo no mercado nacional que é o mais importante".

Para o secretário regional da Economia, a captação de novos fluxos turísticos é a prioridade do setor do turismo nos Açores.

"Temos que apostar no incentivo ao investimento privado dirigido à captação de fluxos turísticos", disse Vasco Cordeiro.

Nesse sentido, considerou essencial fazer uma promoção turística assente nos produtos diferenciados que os Açores têm e convencer o mercado que "vale a pena vir experimentar aquilo que temos para oferecer".

Assegurou que essa será a prioridade na concessão de apoios ao setor ficando para segundo plano a construção de novas unidades hoteleiras, a não ser que se "afirmem pela diferença e pela qualidade", como é o caso do hotel de charme que vai ser construído na ilha de Santa Maria.

 

Grande montra

Por outro lado, o governante destacou o facto de a BTL ser um meio importante para a promoção do turismo dos Açores, uma vez que o continente é o principal mercado emissor de turistas.

O stand dos Açores na BTL-2011 aposta "no produto turístico concreto que a Região tem para vender", acrescentando Vasco Cordeiro que esta é uma importante oportunidade para a Região "apresentar os seus trunfos" face à oferta de outros destinos turísticos nacionais.

No que se refere à promoção dos Açores no mercado externo, Vasco Cordeiro disse que este ano será realizado um investimento de ano cerca de 20 milhões de euros para campanhas em países "que tem um grande potencial de crescimento" como a Alemanha, Itália, França, EUA e Canadá.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos