Economia

Portugal quer que Caracas esteja no top 10 das exportações

  • 21 de Fevereiro de 2011
  • 257 Visualizações, Última Leitura a 26 Setembro 2017 às 12:58
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Portugal quer que a Venezuela passe rapidamente a estar no top 10 dos clientes das exportações portuguesas para o mercado mundial, defendeu em Caracas o secretário de Estado do Comércio.

“Começámos este processo em 2005, com um valor de exportações de Portugal para a Venezuela em cerca de 17 milhões.

No ano passado, encerrámos com cerca de 170 milhões e em cinco anos multiplicámos por 10.

Espero que em 2011 possamos duplicar esse valor e, que, dentro de poucos anos, com esta evolução e aprofundamento [das relações comerciais] a Venezuela esteja no top em termos de exportações portuguesas”, disse.

Fernando Serrasqueiro falava à agência Lusa à margem da 5.ª reunião da Comissão Mista de Acompanhamento Bilateral que decorre no Hotel Alba Caracas, com várias mesas de trabalho e negociações em diversas áreas, entre ela energia, alimentar, construção de habitações sociais, saúde e informática.

“É bom para a economia portuguesa, é bom para a economia venezuelana e sobretudo é bom para os portugueses que aqui vivem mantermos este relacionamento intenso”, sublinhou Fernando Serrasqueiro.

Questionado sobre as preocupações manifestadas anteriormente por alguns empresários sobre atrasos nos pagamentos, frisou que “é mais um problema de natureza ou administrativa ou burocrática, em que é preciso resolver pequenos problemas”.

O governante explicou que, por vezes, no setor da energia, é preciso fazer pagamentos através dos medicamentos ou dos ministérios da Saúde e da Alimentação, uma “movimentação que têm vindo a melhorar e a afinar para que alguns atrasos não se coloquem”.

Por outro lado, recordou que está em Caracas para desenvolver e aprofundar as relações comerciais e económicas entre Portugal e a Venezuela.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos