Economia

EUA investigam eventual manipulação dos preços

  • 30 de Maio de 2008
  • 318 Visualizações, Última Leitura a 25 Setembro 2017 às 06:07
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *
A Agência norte-americana de Regulação dos Mercados de Matérias-Primas abriu um inquérito, em Dezembro de 2007, sobre uma eventual manipulação dos preços do petróleo nos mercados norte-americanos, anunciou um comunicado daquele organismo.
Foi "lançado um amplo inquérito sobre as práticas que rodeiam a aquisição, os aprovisionamentos, a compra e a venda de petróleo", diz o documento.

    Este inquérito visa determinar se houve ou não possíveis manipulações de preços nos mercados norte-americanos da energia, acrescenta a Agência que não revela no entanto pormenores do inquérito.

    Embora este género de procedimentos seja normalmente confidencial, a Agência optou por o tornar público "porque as condições do mercado apresentam-se hoje sem precedentes".

    O galão (3,8 litros) de gasolina ultrapassou, pela primeira vez, na semana passada, o limite simbólico dos quatro dólares, nas bombas de gasolina dos Estados Unidos, um nível nunca visto.

    Saudando a acção "extraordinária" da agência, a principal bolsa norte-americana de energia, Nymex, reafirmou o seu compromisso de longa data em "garantir a integridade dos mercados" e afirmou-se disposta a "contribuir com a sua ajuda" à Agência.

    Por seu lado, a Agência de Regulação anunciou novas medidas para "aumentar a transparência dos mercados do petróleo, a fim de que estes reflictam a relação de forças entre a procura e a oferta".

    A agência vai por isso proceder, de futuro, a um exame aprofundado das "práticas" dos intermediários.

    Estas declarações acontecem no momento em que diversas vozes se levantam em favor de uma maior regulação dos mercados financeiros. No entanto, os analistas duvidam que um reforço das regras de vigilância mude a dinâmica actual do mercado.

    "Não creio que uma mudança das regras faça baixar os preços" do petróleo, declarou um analista que pediu para manter o anonimato.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos