Economia

Açores são destino de férias de continentais

  • 10 de Fevereiro de 2011
  • 241 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 23:26
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

É cada vez maior a tendência para “ir para fora cá dentro” e os portugueses preferem passar as suas férias a explorar outros destinos sem sair de Portugal, para esse efeito, os Açores são uma das alternativas.

Segundo o que revela um estudo da Marktest, dos portugueses que se deslocaram para fora das suas residências em períodos de férias ou fins-de-semana, a esmagadora maioria escolheu como destino o seu próprio País.

Mais de metade, concretamente 52,7%, rumou ao Algarve, seguindo-se o Alentejo com 10,3%, e só depois a Madeira (7,0%), o Porto e os Açores, ambos com 6,1%.

Não espanta por isso que o automóvel tenha sido o meio de transporte mais utilizado, com quase 80% das respostas.

Dos que foram para o estrangeiro, Espanha foi o destino mais escolhido, concentrando a preferência de 24% dos inquiridos.

Próximo, com 23,4%, ficou o resto da Europa, cabendo aqui o destaque a França, com 41,7% das escolhas, a grande distância do segundo destino, Inglaterra, com 22,9%.

O Brasil foi o destino escolhido por 5,5% dos que viajaram para o estrangeiro, com destaque para o Rio de Janeiro que reuniu 29,4% das escolhas, seguido de S. Paulo.

Só em terceiro aparece o primeiro destino nordestino, Natal, que registou 14,7% das escolhas dos inquiridos.

Depois de Espanha, Europa e Brasil, seguem-se as Caraíbas, que concentraram 3,4% das escolhas, cabendo aqui o destaque para Cuba com 42,9% das preferências.

Nos “outros destinos”, opção de 11% dos inquiridos, o mais escolhido foi Cabo Verde, com 23,5%, seguido de Marrocos com 14,7%.

No que se refere a preferências de alojamento, os hotéis/aparthotéis foram os mais escolhidos, concentrando 52,1% das respostas dos inquiridos que passaram férias ou fins-de-semana fora de casa.

Um número que no entanto sobe para 70,5% quando os inquiridos pertencem às classes A/B, e não vai além dos 34,4% nas classes C2/D.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos