Economia

Casas Açorianas aliam-se ao Turismo de Portugal

  • 8 de Fevereiro de 2011
  • 246 Visualizações, Última Leitura a 19 Outubro 2017 às 17:12
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As Casas Açorianas - Associação de Turismo em Espaço Rural estabeleceram um protocolo de colaboração com a Associação de Turismo de Portugal, com vista a promover e comercializar os empreendimentos no continente português.

A Associação, que representa 52 associados e engloba mais de 600 camas distribuídas pelas ilhas, à excepção do Corvo, pretende reforçar a sua notoriedade junto do mercado emissor nacional, chamando a atenção para a existência de uma alternativa à oferta destinada às massas.

Com efeito, o Turismo em Espaço Rural constitui uma modalidade que tem por objectivo permitir a todos um contacto mais directo e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.

Nos últimos anos, o sector tem observado um crescimento sustentado na Região Autónoma dos Açores, tendo registado uma evolução de 12 por cento a nível de dormidas até Setembro de 2010 (os últimos dados oficiais disponíveis) e, portanto, uma subida percentualmente bastante superior à ocorrida na hotelaria clássica em igual período.

 

Empreendimentos classificados

Com o objectivo de distinguir os empreendimentos com as melhores práticas de serviço e a máxima qualidade, a Associação “Casas Açorianas” adoptou um projecto de Classificação de Empreendimentos de Turismo em Espaço Rural.

Nesse sentido foi desenvolvida uma norma interna tendo os empreendimentos dado resposta aos diferentes requisitos aplicáveis, nomeadamente quanto à qualidade do serviço, desenvolvimento de mecanismos de protecção ambiental, implementação de mecanismos de segurança e ainda boas práticas de higiene alimentar.

As classificações atribuídas variam em função do grau de cumprimento da norma. Assim, todos os empreendimentos aderentes foram classificados de acordo com a tabela “Excelente”, “Muito Bom” e “Bom”.

 

Distinção máxima

Em 2009 a Associação de Turismo em Espaço Rural recebeu a distinção máxima de Mérito Turístico atribuída pelo governo português.

A Medalha de Grau Ouro foi entregue na cidade de Guimarães aquando as Comemorações do Dia Mundial do Turismo ao presidente da Associação, Gilberto Vieira, pelo ministro da Economia e Inovação e pelo secretário de Estado do Turismo.

Fundada há cerca de uma década (2001), a Associação de Turismo em Espaço Rural “Casas Açorianas” tem como objectivo fomentar um espírito de constante melhoria nos serviços dos seus associados e promover e divulgar o Turismo em Espaço Rural nos Açores.

O Turismo Rural, além do comprometimento com as actividades agropecuárias caracteriza-se pela valorização do património cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos