Economia

Preços dos combustíveis sobem outra vez na Região

  • 4 de Fevereiro de 2011
  • 231 Visualizações, Última Leitura a 22 Agosto 2017 às 01:41
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os preços dos combustíveis nos Açores voltaram a aumentar esta noite. É o segundo aumento no espaço de dez dias. No caso do gasóleo, é mesmo a terceira subida de preços.

Desta forma, desde as 0h00 de hoje, as gasolinas e o gasóleo de pescas estão mais caros um cêntimo por litro, enquanto os gasóleos rodoviário e agrícola sobem dois cêntimos por litro e o gás dois cêntimos por quilo.  

Com os novos preços, a gasolina de 95 octanas passa a custar 1, 35 euros, por litro, e a de 98 octanas 1, 41 euros. O gasóleo rodoviário custa agora 1, 17 euros. Já o agrícola passar para 76 cêntimos, enquanto o de pesca artesanal custa 70 cêntimos e o de pesca costeira 60 cêntimos. 

O quilo de gás doméstico aumenta para 1,17 euros, nas garrafas de 26 litros ou mais. Nas garrafas de 24 litros, a subida é para 1,29 euros. 
Nos últimos meses, os açorianos têm visto o preço de gasolinas, gasóleo e gás aumentar repetidamente. Só no mês de dezembro, o valor cobrado subiu três vezes, num total de seis cêntimos por litro. Em janeiro, registaram-se outros dois aumentos. 
 
O Governo Regional justifica esta nova subida com as alterações recentemente introduzidas no sistema fiscal associado aos biocombustíveis, cujos produtores deixaram de ter isenção de pagamento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) no início de 2011, que provocou uma subida significativa do seu preço à entrada na refinaria.  

O executivo acrescenta ainda aos motivos do aumento dos preços as alterações verificadas no preço do petróleo nos mercados internacionais, mas ressalva que na Região, a subida é inferior ao registado a nível nacional em dois cêntimos por litro.
 
De acordo com uma nota do Governo, os preços praticados nos Açores continuam abaixo do mercado nacional.  Contudo, embora a média o comprove, já é possível encontrar no continente preços mais baratos.

Há quem compre gasolina por menos cinco cêntimos do que nos Açores, e gasóleo, por menos três.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos