Economia

Pão caseiro mais caro dez cêntimos nos Açores

  • 3 de Fevereiro de 2011
  • 293 Visualizações, Última Leitura a 21 Novembro 2017 às 15:37
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O preço do pão aumenta em quase todas as ilhas dos Açores já no próximo dia 14 de fevereiro. O pão caseiro aumenta 10 cêntimos, ao passo que o papo-seco encarece dois cêntimos.
 
De acordo com Olegário Costa, responsável pela mesa da panificação na Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, este acréscimo tem que ver com o aumento dos custos inerentes à própria indústria.
 
A matéria prima continua a aumentar e os custos têm que ser pagos.

"Desde novembro até agora o preço da farinha, por exemplo, já aumentou cerca de vinte por cento, ao passo que o preço dos melhorantes e das leveduras acresceu três por cento", disse a DI.
 
O aumento constante do preço dos combustíveis é outra das preocupações dos empresários. Também a mão de obra vai ser alvo de aumentos.
 
Olegário Costa, referiu que esta subida do preço do pão não é suficiente para suportar todos os encargos da indústria da panificação nos Açores mas, por agora, é a necessária para suportar os custos inerentes, até porque "o preço da farinha vai continuar a subir".
 
O presidente da mesa da panificação adiantou que este era um acréscimo indispensável. Se, por um lado, o preço do pão no Grupo Central não aumentava desde 2008, por outro, o consumo de pão decresceu cerca de cinco por cento nos últimos meses nos Açores. 

"Antigamente comprava-se pão em excesso, mas agora as pessoas racionam esse consumo e compram só aquilo que precisam", afirmou.
 
Esta é também uma medida que vai impedir o despedimento de funcionários. "Se não fizéssemos este acréscimo no preço agora, poderíamos ser obrigados a despedir funcionários por falta de recursos o que, obviamente, poderia diminuir a qualidade do produto", explicou.
 
Olegário Costa não esconde que são necessários mais apoios governamentais às indústrias da panificação nos Açores. 

Assim, a Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, juntamente com a Câmara de Comércio e Indústria da Horta estão à espera que o mesmo organismo em S. Miguel assuma a sua posição para que se avance para uma reunião com o Governo Regional.

O aumento do preço do pão em S. Miguel vai ser decidido só na próxima semana, sendo que  Santa Maria vai manter os preços, uma vez que os últimos aumentos, de um e dois cêntimos, ocorrem em dezembro passado.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos