Economia

Crise alimentar: Preços de cereais não voltarão a baixar para níveis de 2006 - comisária europeia

  • 29 de Maio de 2008
  • 302 Visualizações, Última Leitura a 20 Agosto 2017 às 07:45
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

 

Lisboa, 29 Mai (Lusa) - A comissária europeia para a Agricultura disse hoje em Lisboa que os preços dos cereais vão estabilizar nos próximos tempos num valor alto e não voltarão a atingir os montantes baixos de 2006.

"Já houve uma descida dos preços [dos cereais], embora ainda estejam acima de 2006", afirmou a comissária europeia para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Mariann Fischer Boel.

"Não voltaremos a ter os preços baixos de 2006", resultado de várias descidas que não se vão repetir, defendeu.

Mariann Fischer Boel está em Portugal e encontrou-se com o ministro da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva, de quem obteve informações "importantes" para compreender as características próprias do sector agrícola português.

Portugal opõe-se a algumas propostas da Comissão Europeia para adaptações da política agrícola comum (PAC) no âmbito do balanço e "exame de saúde" que está a ser feito da sua aplicação, desde 2003.

Fischer Boel reconheceu o impacto que o aumento do preço dos combustíveis tem na actividade agrícola, mas recordou que a Europa está muito dependente de países terceiros nesta área, pois importa grande parte de energia que consome.

A comissária recordou que a União Europeia já avançou algumas medidas para tentar minorar as consequências da subida dos preços dos cereais como a abolição do pousio que vai acrescentar o terreno cultivado em cerca de 10 por cento, o equivalente a uma produção entre 13 e 15 milhões de toneladas.

Outra decisão foi a suspensão temporária das tarifas de importação de cereais.

"Queremos modernizar a agricultura europeia para que seja mais competitiva e mais simples" e, para isso, a Comissão Europeia conta com as contribuições e diferentes visões dos vários países membros, como Portugal, disse.

A comissária, que esteve hoje em Lisboa, continua a sua visita de três dias a Portugal com uma deslocação aos Açores.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos