Economia

Subida das Euribor motivam especulação

  • 28 de Janeiro de 2011
  • 278 Visualizações, Última Leitura a 22 Novembro 2017 às 16:36
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A atingir máximos desde 2009, as taxas Euribor voltaram a subir em todos os prazos, com a especulação de que o Banco Central Europeu (BCE) possa antecipar o início do ciclo de aumento de juros devido à inflação.

A Euribor a três meses avançou para 1,063%, renovando o valor mais elevado desde Julho de 2009. A taxa a seis meses subiu para 1,307% e a Euribor a 12 meses avançou para 1,625%, ambas em máximos de Junho de 2009.

As taxas Euribor têm renovado máximos de 2009 e recuperado das quedas recentes, depois do presidente do BCE, Jean – Claude Trinchet, ter voltado a salientar que a missão prioritária da autoridade monetária é o controlo da inflação.

Os últimos dados disponíveis revelam que a inflação se situou nos 2,2%, em Dezembro, o que corresponde ao valor mais elevado desde Outubro de 2008. E apesar da inflação se encontrar perto do limite considerado desejável pelo BCE, que é de 2%, as previsões apontam para que os preços no consumidor continuem a subir.

Este cenário fez disparar as expectativas dos investidores em relação a uma possível antecipação da subida de juros.

Os economistas continuam a apontar para que só em Dezembro de 2011 o BCE comece a subir o preço do dinheiro, mas têm sido vários os alertas deixados pela autoridade monetária.

O último aviso deixado por Jean-Claude Trichet prende-se com o aumento de salários. É que se o BCE tem dito que não deverá subir os juros devido à subida da inflação, caso esta seja proveniente do aumento das matérias-primas, o mesmo não se aplica caso a subida dos preços no consumidor ocorra devido a um aumento dos salários.

“Todos os bancos centrais, em períodos em que há ameaças inflacionistas provenientes das matérias-primas, têm de ter muito cuidado para que não haja efeitos de segunda ronda”, disse Trichet numa entrevista concedida ao Wall Street Journal. Os efeitos secundários a que Trichet se referia estão relacionados precisamente com os aumentos salariais.

“Toda a gente sabe que não deixaríamos que se materializassem efeitos de segunda ronda”, acrescentou.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos