Economia

Metas de reciclagem de resíduos “aquém” do desejável nos Açores

  • 28 de Janeiro de 2011
  • 260 Visualizações, Última Leitura a 24 Novembro 2017 às 00:01
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Realizou-se ontem nas instalações da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) uma sessão de esclarecimento sobre o Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR).

A iniciativa da CCIPD, em colaboração com a rede Enterprise Europe Network, foi bastante concorrida e dinamizada por técnicos da Direcção Regional do Ambiente (DRA), que abordaram temáticas como as novas funcionalidades do SRIR; Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos e Guias de Transporte Rodoviário de Resíduos.

Silva Melo, vice-presidente da CCIPD, começou por frisar que as metas de reciclagem ainda estão “muito aquém do desejável” na Região. Fez um apelo ao consumo de produtos regionais, sobretudo bebidas com embalagens de vidro, de modo a serem reutilizadas.

Depois, a responsável pela Direcção de Serviços de Resíduos da DRA, Margarida Patrão Costa, sublinhou que a deposição em aterro sanitário é o que está a acontecer a 80% dos resíduos produzidos no arquipélago, quando o que se pretende é justamente o “contrário”.

Isto é, respeitando a política dos três R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), a prioridade deve ser dada à prevenção (ou seja, produzir menos resíduos, incluindo os perigosos, e aproveitar o seu valor), reutilização, reciclagem, valorização orgânica e valorização energética.

Surge em último lugar na cadeia a deposição em aterro para os materiais que não têm valor. Haver resíduos sem um destino adequado pode ser considerado, mais do que um problema, uma “oportunidade”.

As entidades abrangidas pela obrigatoriedade de registo da informação podem inscrever-se até 31 de Janeiro na página do SRIR (http://srir.sram.azores.gov.pt) e os utilizadores inscritos devem preencher os mapas de registo de produção e gestão de resíduos até 28 de Fevereiro.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos