Economia

CIP e UGT devem dar aval às novas indemnizações nos despedimentos

  • 26 de Janeiro de 2011
  • 263 Visualizações, Última Leitura a 18 Novembro 2017 às 06:32
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A redução do valor das indemnizações em caso de despedimento e a criação de um fundo para financiar as compensações voltam hoje à concertação social.

Ao que tudo indica, o Governo terá o aval da maior confederação empresarial do País (CIP) e também da central sindical UGT para avançar com as novas regras que reduzem o valor das indemnizações por despedimento e que prevêem a criação de um fundo para financiar as compensações aos trabalhadores despedidos.

As medidas serão hoje novamente debatidas na concertação social.

"São medidas que merecem ser avaliadas positivamente", disse ao Diário Económico o presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva.

"Alguma coisa tem de ser feita com vista a dinamizar o mercado de trabalho e, se olharmos para os outros países, Portugal é neste momento aquele que maiores indemnizações paga por quebras de contrato de trabalho", acrescentou.

Actualmente, a indemnização vale 30 dias por cada ano de trabalho e não existe qualquer limite para o valor da mesma.

Com a proposta do Governo, passam a contar 20 dias por ano de ‘casa' e passa a existir um tecto de 12 meses para o valor da indemnização a atribuir ao trabalhador despedido.

Apesar de defender que as novas regras deveriam contemplar também os actuais contratos de trabalho e não apenas os futuros, como propõe o Governo, António Saraiva defende, por outro lado que "isso seria mudar as regras a meio do jogo" e por essa razão concorda com a posição do Executivo.

"Os trabalhadores que já estão contratados entraram formatados para um determinado contrato de trabalho e alterar-se as regras a meio do jogo iria complicar mais as relações de trabalho e a conflitualidade social", frisou o presidente da CIP.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos