Economia

Concurso de exploração da água das Lombadas

  • 17 de Janeiro de 2011
  • 243 Visualizações, Última Leitura a 19 Agosto 2017 às 18:39
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo Regional dos Açores abriu sexta-feira o concurso público para a exploração da denominada ‘Água das Lombadas’, uma água mineral natural da ilha de S. Miguel que começou a ser explorada em 1896.

“Temos indícios de que há agentes económicos da região e do exterior interessados em explorar esta água, que tem boas características para consumo e possui um caudal enorme, com capacidade para exportação”, afirmou Arnaldo Machado, director regional do Apoio ao Investimento e à Competitividade.

A exploração da Água das Lombadas está parada desde 1988 devido a uma derrocada que destruiu a unidade de engarrafamento, pretendendo agora o executivo regional retomar esta actividade para aproveitar o enorme caudal disponível.

Na altura em que a exploração desta água mineral carbo-gasosa foi suspensa, em 1998, a fonte tinha um caudal de 60 a 80 metros cúbicos por hora, o que permitia encher cerca de 2.500 garrafas.

As propostas para este concurso podem ser entregues nos próximos 60 dias, estimando o Executivo açoriano que o vencedor possa ser conhecido durante o mês de Abril.

O júri do concurso vai analisar as propostas tendo em conta três critérios, o mais importante dos quais é a qualidade do projeto, nomeadamente a recuperação da nascente, o prazo de construção da unidade de engarrafamento e o prazo para o início da exploração.

O segundo critério está relacionado com o impacto social do projeto, que inclui o plano comercial e os postos de trabalho que serão criados, enquanto o terceiro se refere à comparticipação que a empresa concessionária pretende entregar à Região pela exploração deste recurso natural.

“Esta água tem grandes potencialidades e a sua exploração pode ajudar a diversificar a actividade económica no arquipélago”, frisou Arnaldo Machado.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos