Economia

Aumento da sobretaxa de combustíveis no transporte de contentores poderá fazer subir o preço das mercadorias

  • 3 de Janeiro de 2011
  • 270 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 14:41
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O aumento da sobretaxa de combustíveis aplicada pelos operadores marítimos no transporte de contentores entre o continente e as regiões autónomas poderá ter implicações no preço das mercadorias, alertou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Horta.

“Podemos estar a falar num aumento de seis a sete por cento num contentor de 40 pés e num aumento de cinco a seis por cento num contentor de 20 pés", afirmou hoje Ângelo Duarte, admitindo que se trata de "valores muito expressivos que vão aumentar em muito o preço final das mercadorias junto do público”.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Horta (CCIH), no Faial, Açores, acrescentou que, se os empresários juntarem a estes valores o aumento do IVA e “outros custos funcionais” dos transitários, o crescimento do preço das mercadorias pode chegar “facilmente a valores entre oito e 10 por cento”.

Para Ângelo Duarte, “a conjuntura não é favorável aos empresários” e a situação poderá agravar-se ainda mais em 2011 com a “redução do poder de compra dos consumidores” que serão, segundo este responsável, os principais prejudicados com estes aumentos.

O presidente da CCIH afirmou compreender a necessidade de os operadores aumentarem os preços como reflexo do custo dos combustíveis no mercado internacional, pelo que apelou aos empresários açorianos para que se organizem na altura de encomendar as mercadorias.

Este responsável salientou ainda que estes aumentos poderão provocar um crescimento da procura de produtos regionais, que não serão afetados pela subida do custo das mercadorias contentorizadas oriundas do exterior do arquipélago.

“Está aberta a porta para que se possa valorizar mais e melhor os produtos regionais e o consumidor, para gerir melhor o seu dinheiro, poderá optar pelos produtos locais”, afirmou.

A empresa Transinsular foi o primeiro operador marítimo a aumentar a sobretaxa de combustíveis no tráfego de mercadorias entre o continente e os Açores, passando desde 26 de novembro um contentor de 20 pés a pagar 205 euros em vez dos anteriores 135 euros.

A Boxlines também aumentou a sobretaxa de combustíveis na sua operação a 13 de dezembro passado, subindo de 125 para 195 euros por contentor, e a 1 de janeiro foi a vez da Mutualista aumentar também a sobretaxa de 130 para 190 euros por contentor.

O presidente da CCIH prevê que estes aumentos, a juntar à subida dos impostos, provoquem uma “recessão” no comércio tradicional, admitindo que “neste cenário muitos empresários terão dificuldade em manter a porta aberta”.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos