Economia

Zonas balneares com água de qualidade

  • 15 de Dezembro de 2010
  • 206 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 17:34
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A qualidade da água nas 53 zonas balneares oficialmente identificadas nos Açores foi classificada entre ‘Boa’ e ‘Excelente’ nas avaliações realizadas este ano, revelou ontem a direcção regional dos Assuntos dos Mar.

Os dados agora divulgados indicam que a qualidade da água foi considerada ‘Excelente’ em 51 zonas balneares, tendo recebido a classificação de ‘Boa’ em apenas duas das zonas balneares do arquipélago.

“Tínhamos a noção de que as nossas águas, situadas em pleno Oceano Atlântico, tinham uma elevadíssima qualidade, mas sabe sempre bem verificar que isso é reconhecido através das exigentes metodologias europeias”, afirmou Frederico Cardigos, director regional dos Assuntos do Mar, num comentário aos resultados agora divulgados.

Frederico Cardigos, citado numa nota do gabinete de comunicação do executivo regional, assegurou que as autoridades sabem “exactamente qual é a causa” que originou as classificações mais baixas.

Nesse sentido, salientou que está prevista uma actuação no final do inverno, para que “no início da próxima época balnear seja possível obter mais um ‘Excelente’”.

A classificação obtida este ano, que reflecte o bom nível de qualidade das águas balneares açorianas, ultrapassa os objectivos ambientais mínimos que a região deveria atingir até 2015.

O arquipélago dos Açores teve este ano 53 zonas costeiras identificadas como sendo adequadas para a prática balnear.

As zonas balneares classificadas este ano estavam distribuídas pelas nove ilhas dos Açores, situando-se a maior parte em S. Miguel (16) e na Terceira (15).

As ilhas do Faial (5), Pico (4), Santa Maria (4), S. Jorge (3) e Graciosa (3) também tinham zonas costeiras consideradas adequadas à prática balnear.

As restantes três zonas classificadas encontravam-se nas ilhas das Flores (2) e do Corvo (1).

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos